Início Contato Método das Boquinhas Portfólio Cursos Acessoria Via Skype
0

Saúde Mental e Fonoaudiologia


Muito interessante a experiência da colega Kelem! A Fonoaudiologia mais uma vez se expandindo cada vez mais!!! Sabemos que a Psicanálise e a Fonoaudiologia andam juntas há 30 anos!

Título  ATUAÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA EM SAÚDE MENTAL - EXPERIÊNCIA DO CAPSI ÁGUA VIVA – Fonoaudióloga Kelem Darc de Santana

Entre as diretrizes da Reforma Psiquiátrica, destaca-se a de \" garantir espaços de promoção de saúde mental, estimulando a criação de grupos de convivência e de oficinas terapêuticas na comunidade, trabalhando de modo interdisciplinar e investindo na saúde mental de crianças e adolescentes\". \"Goiânia se caracteriza por ser uma cidade de população predominantemente jovem. Segundo o Censo de 2000 (IBGE), 68.4% da população tem idade inferior a 34 anos e  destes, 39.1% estão na faixa etária de 0-19 anos)\". Com o fim de atender a esta demanda está o fonoaudiólogo que, no caso deste CAPSi trabalha com algumas finalidades: - esclarecer acerca do desenvolvimento de linguagem; contribuir para a conscientização sobre a necessidade de cada etapa deste desenvolvimento, estimulando e criando situações de desafio e de promoção do potencial da criança e do adolescente; propiciar momento de reflexão acerca das práticas educativas que envolvem tanto a relação pais e filhos, quanto as ações institucionais envolvidas com a criança e o adolescente, com vistas à sua inclusão social e desenvolvimento de sua cidadania. Para tanto, os atendimentos são realizados preferencialmente em grupos como de estimulação de linguagem, de estimulação cognitiva, de comunicação, de aprendizagem, além de oficinas abertas e grupos de família e, mediante a necessidade, de maneira individualizada e personalizada. O trabalho fonoaudiológico é ainda incrementado por projetos ligados à infância e juventude que ultrapassam os limites físicos da unidade, em geral coordenados por fonoaudiólogos e psicólogos. Vê-se, portanto, a consonância com o modelo assistencial em saúde mental, cuja diretriz e princípio do Ministério da Saúde com vistas à Reforma Psiquiátrica é a universalização da atenção básica. No parágrafo 133 do relatório da III Conferencia Nacional de Saúde Mental fica aprovada a seguinte proposta: Garantir acesso do portador de transtornos mentais ao tratamento de FONOAUDIOLOGIA na Rede Básica de Saúde.

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”