8

ATIVIDADES PARA: dispraxia, discalculia, dislexia e disgrafia (letra feia)

Atividades para Dispraxia

Estas actividades servem para melhorar o equilíbrio e a coordenação, mas também o processamento visual, a distância e a velocidade, a lógica e sequência, ajudando assim nas dificuldades sentidas pelos dispráxicos.
Estes exemplos são simples de seguir, no entanto algumas crianças enfrentarão algumas dificuldades na sua realização. Nadar ou andar de bicicleta são complementos muito bons.
Estes exercícios deverão ser realizados durante 15 a 20 minutos por dia:
Balançar
Ficar de pé só numa perna, que inicialmente deverá ser a dominante e só depois passar para a outra. Enquanto fica de pé contar quanto tempo a criança aguenta esta posição, ficando de olhos abertos. De seguida fazer o mesmo exercício, mas de olhos fechados. A criança poderá sentir alguma dificuldade ao fazer o exercício com os olhos fechados.

Saltar
Começando novamente com a perna dominante contar quantas vezes a criança consegue saltar. Quando eventualemnte a criança perder o equilíbrio troque de perna. No início a criança irá saltar por todo o lado, mas com o tempo permanecerá mais ou menos na mesma área.

Habilidades com a Bola
Utilizar bolas de diferentes tamanhos para praticar atirar e apanhar. Inicialmente distancie-se pouco da criança e pouco a pouco aumente a distância. Motive a criança a observar o percurso da bola, isso ajuda a perceber a distância e a velocidade. Com o tempo variar a velocidade da bola assim como direccionar a bola mais para a esquerda ou para a direita, mas sem informar a criança desse facto. Faça o mesmo exercício,mas agora apenas com uma mão, iniciando com o braço dominante. À medida que a criança se vai tornando mais confiante, poderá atirar a bola contra a parede, dentro de uma área definida (um quadrado no chão p.ex.).

Futebol
Chutar a bola em direcção à criança e motivá-la a fazer o mesmo. A criança deve chutar primeiro com a perna dominante e depois com a outra, para a direita e para a esquerda.

Atividades para Discalculia

Diferenças

Diferenças
Jogos de diferenças são importantes para quem possui discalculia pois desenvolve a concentração e atenção.
Exemplo:
Descobre as 8 diferenças entre as duas imagens:
Segue este site para jogares às diferenças online e em diferentes níveis: http://www.brincar.pt/jogos/jogos-de-agilidade/jogo_das_diferencas_descobre_as_diferencas_16.html

Caracol

Desenhar no chão um caracol como o da ilustração abaixo, contendo os números de 0 a 9. Posteriormente a criança deverá saltar para os números que lhe serão solicitados. Para complexificar um pouco o exercício, podem ser solicitados números com dois ou mais algarismos (Ex: 198. Neste caso a criança deverá saltar primeiro para o numero 1, seguidamente para o numero 9 e por fim, para o numero 8). Este jogo promove o reconhecimento e identificação dos números, estimula a memória e desenvolve a orientação espacial e percepção visual.

Tamanhos

Com objectos de vários tamanhos, pedir para os colocar por ordem crescente e, posteriormente, descrescente. Esta actividade desenvolve a orientação temporal; a noção de "alto e baixo", "pequeno e grande"; estimula a destreza manual; e desenvolve a atenção, concentração, capacidade de categorização e organização.

Sudoku

O objectivo é preencher um quadrado 9x9 com números de 1 a 9, sem repetir números em cada linha e cada coluna. Também não se pode repetir números em cada quadrado de 3x3. Esta actividade desenvolver a estruturação espácio-temporal; promove o raciocínio lógico; e desenvolve a atenção, concentração e percepção visual.
Exemplo:
Segue o site a seguir para jogar sudoku online com diferentes níveis de dificuldade: http://sudoku.net.br/

Todos os exercício que envolvam números, contagem e concentração são recomendados para quem tem discalculia.

Atividades para Dislexia

Sopa de letras
Para estimular a concentração, atenção e reconhecimento das palavras/letras, a sopa de letras é um bom jogo.
Exemplo:

Encontra mais sopas de letras para fazeres no site a seguir: http://www.horavaga.net/jogo_145_1_sopa-de-letras.html

Anagrama

Forma uma palavra nova com as letras da palavra dada.
Pedra: ___________
Sapo: ____________
Papo: ____________
Vela: _____________
Rato: _____________
Cabo: _____________
Amor: _____________
Cabo: _____________                                                                   Soluções

Várias palavras

Escreve (diz) palavras que contenham a parte principal da palavra que é dada:
Exemplo:
Casa: casamento, casar, casal, casarão, casinha, casado

Actividade
Pesca: __________________________________________
Estalo: __________________________________________
Pensar: __________________________________________
Cantar: __________________________________________
Estrela: __________________________________________
Amar: ___________________________________________      

                     
Criar os seus jogos:
Criar jogos é uma excelente ferramenta para promover a aprendizagem. Siga as seguintes dicas:
  • Investigue sobre dislexia – aprenda sobre os sinais e os pontos fracos e fortes acerca da dislexia;
  • Crie letras em vários formatos e texturas e brinque com a construção de palavras;
  • Reproduza jogos que encontre em catálogos educacionais. Alguns são bastante dispendiosos, mas facilmente reproduzíveis;
  • Modifique jogos existentes para ir de encontro às necessidades do disléxico (especialmente um tipo de jogo que este aprecie);
  • Partilhe ideias com outros pais, professores, e técnicos de forma a melhorar os seus jogos;
  • Elabore o jogo em conjunto com o disléxico, ficará surpreendido com a criatividade.

Corrigir a "letra feia" - Disgrafia/Disortografia

O aperfeiçoamento da escrita tende a compensar os défices na mesma, na medida em que se pretende melhorar os factores funcionais que afectam o acto de escrever. Deste modo apresentam-se alguns recursos e exercícios que poderão ser úteis neste domínio.

Proporção das letras
O uso de pautas quadriculadas pode corrigir os transtornos de dimensão das letras. Deve-se dar à criança algumas orientações: as letras ascendentes ou descendentes ocupam três quadrados, as letras baixas apenas uma.

Transtornos da inclinação
  • Desenhar linhas paralelas.
  • Desenhar ondas e linhas rectas paralelas.
  • Recortar tiras de papel paralelas.
  • Numa folha de papel desenhar pontos em ambos os extremos que a criança deve unir. Realizar também actividades de escrita procurando terminar em locais adequados. 


 Transtornos de ligação entre entre letras
  • Exercícios de repassar palavras e frases sem levantar o lápis.
  • Pôr palavras com letras separadas para que a criança as una de forma correcta.


Transtornos de Espaçamento

O uso de pautas quadriculadas com o estabelecimento de deixar três quadriculas entre as palavras pode ajudar na homogeneidade do espaçamento.
 
 
Posição do corpo

Durante a escrita, o corpo tem de permanecer paralelo à mesa evitando que se forme um ângulo com esta, uma vez que isso obriga a rodar os ombros para escrever. As costas devem estar apoiadas nas costas da cadeira e só a zona dorsal formará um ligeiro ângulo com o bordo da mesa.
 
 
 
Posição do papel

À medida que a criança cresce o papel vai-se separando da posição vertical criando-se um ângulo cada vez maior entre a mesa e a posição do papel. O ângulo de inclinação aumenta progressivamente ao longo dos anos (nos adultos é de 30 º). Do mesmo modo, a criança tende a proximar o papel em direcção ao hemicorpo da mão que escreve. Determinadas posturas provocam alterações no grafismo (ângulo inadequado, movimentos persistentes). Convém realizar exercícios em que a criança possa aprender a escrever com correcta inclinação. Um exemplo é fixar o papel para impedir que a criança o mova durante a escrita.
 
 
Esta informação foi retirada de: http://omovimentodaescrita.blogspot.com/2010/05/metodo-antidisgrafico-exercicios-de.html

8 comentários:

Níblia Soares disse...

Adorei!!!!!!!!!!

tecendoarty.blogspot.com disse...

BOM DIA , LEANDRA!
PRECISO DE SUA AJUDA MEU FILHO TEM 9 ANOS E APRESENTA DISORTOGRAFIA E DISGRAFIA, RECLAMA DE DORES NAS MÃOS E TEM DIFICULDADES PARA ESCREVER ELE TEM RACIOCÍNIO RÁPIDO MAS NÃO CONSEGUE POR NO PAPEL.
ELE VAI NA FONO E NA PSICOLOGA . MAS FAZ SÓ 8 MESEE QUE FOI FEITO A CIRURGIA NA LINGUA ( TINHA LINGUA PRESA) A PSICOLOGA MARCOU PARA MIM LEVA-LO NA NEURO PEDIATRA.
EU GOSTARIA DE SABER COMO DEVO TRABALHAR COM ELE ? QUE ATIVIDADES FAZER EM CASA PARA AJUDAR MEU FILHO? ELE FEZ TESTE FOI SUPER BEM. O PROBLEMA DELE É CONCENTRAÇAO. PRECISO MUITO DA SUA AJUDA! MUITO OBRIGADA FIQUE COM DEUS!!!

joana lobo disse...

oi minha querida :)
Eu tenho uma amiga chamada Ana Andrade Mota que tem sérios problemas em raciocínio o que devo Fazer ? ela escreve muito mal e engana-se muito nas letras ...
Obrigada

Rita de Cassía disse...



Amei seu blog é muito fofo e me ajudou bastante obrigado.



Veja mais:

Atividades para alunos com dislexia

Vídeo para alunos com dislexia

Dislexia como identificar e ajudar o aluno

Atividade para crianças com dislexia

Atividades para alunos com dificuldades de aprendizagem


Rita de Cassía disse...



Amei seu blog é muito fofo e me ajudou bastante obrigado.



Veja mais:

Atividades para alunos com dislexia

Vídeo para alunos com dislexia

Dislexia como identificar e ajudar o aluno

Atividade para crianças com dislexia

Atividades para alunos com dificuldades de aprendizagem


Rita de Cassía disse...



Amei seu blog é muito fofo e me ajudou bastante obrigado.



Veja mais:

Atividades para alunos com dislexia

Vídeo para alunos com dislexia

Dislexia como identificar e ajudar o aluno

Atividade para crianças com dislexia

Atividades para alunos com dificuldades de aprendizagem


Rita de Cassía disse...



Amei seu blog é muito fofo e me ajudou bastante obrigado.



Veja mais:

Atividades para alunos com dislexia

Vídeo para alunos com dislexia

Dislexia como identificar e ajudar o aluno

Atividade para crianças com dislexia

Atividades para alunos com dificuldades de aprendizagem


monteiro junior Junior disse...

Oi Leandra amei seus suas dicas para mim são valiosas pois estou com dificuldades com meu filho ele tem sindrome de daw e esta na ecola desde os 2 anos e já estar juntando as palavras mas tem uma grande dificuldade de nao querer escrever sabe e acho que não gosta. Preciso de uma orientação ele já estar com 8 anos aguardo uma resposta obrigado por estar me orientando.

Postar um comentário

Vem comigo!

Método das Boquinhas - Renata Jardini

Loading...

Educação Especial

Loading...

Disfagia

Loading...

Fonoaudiologia Estética

Loading...

Gagueira

Loading...

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”