Início Contato Método das Boquinhas Portfólio Cursos Acessoria Via Skype
0

O que é Fonoaudiologia Clínica?

A Fonoaudilogia Clínica é a área que cuida dos problemas relacionados à comunicação oral e escrita, voz e audição. Ela ainda inclui um trabalho com o aperfeiçoamento dos padrões de comunicação e expressão oral e voz.
 O papel do Fonoaudiólogo é reabilitar e auxiliar no desenvolvimento de pessoas( crianças, adolescentes e adultos) com problemas nas áreas acima citadas, assim como daquelas que, direta ou indiretamente, estão relacionadas a elas( motricidade oral, respiração, postura e expressão corporais, etc).
Podemos distinguir três etapas de trabalho na área fonoaudiológica:
  1. AVALIAÇÃO:
    • Entrevista Inicial/Anamnese: realizada com os familiares, familiares e pacientes ou somente com o paciente, conforme a sua idade e patologia apresentada. Durante esta entrevista procuramos esclarecer o motivo pelo qual o paciente está realizando uma consulta com o fonoaudiólogo e obter dados referentes ao seu desenvolvimento, sua saúde e sobre tudo aquilo que for relevante para o caso. Estes dados são utilizados para orientar( programar) a avaliação e complementar o diagnóstico do paciente.
    • Avaliação: realizada com o paciente. Pode ocorrer em uma ou mais sessões, de acordo com a necessidade, e diz respeito ao momento onde verificamos, junto ao paciente, seu nível de desenvolvimento, suas dificuldades e as causas destas.
    • Devolutiva: reunião realizada com o paciente ou com o responsável por este, para passarmos o resultado da avaliação( quais suas dificuldades e as causas e consequências delas) e darmos um encaminhamento ao caso. Havendo necessidade do paciente realizar um tratamento fonoaudiológio, também apresentamos um plano de trabalho e as condições necessárias para o seu desenvolvimento. Antes ou logo após a 'devolutiva' fazemos contato com o profissional de saúde ou educação que encaminhou o paciente para a avaliação, caso isto tenha acontecido. O paciente recebe um relatório, por escrito, com o resultado da avaliação que realizou.
  2. TERAPIA: define o processo onde todas as dificuldades do paciente são trabalhadas. As sessões de terapia podem ocorrer na frequência de uma, duas ou mais vezes por semana, conforme as necessidades do paciente, e têm 45 minutos de duração. No caso de atendimento para crianças, adolescente ou adultos com patologias severas, seus responsáveis são chamados periodicamente para reuniões com a terapeuta, onde discutimos a avaliação de seu desenvolvimento, dentro do processo terapêutico e são dadas as orientações necessárias para o andamento do caso.
  3. ORIENTAÇÃO: ocorre quando o paciente não necessita de um atendimento terapêutico, mas apresenta algumas dificuldades que devem ser observadas mais informalmente para evitar o desenvolvimento de uma patologia. Assim, o paciente ou seus responsáveis comparecem esporádicamente ao consultório para uma consulta, onde recebem uma orientação específica para o caso em questão.

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”