0

Fonoaudiologia Estética evita Rugas e Linhas de Expressão



Apelidada como musculação facial, essa nova especialidade é recomendada para mulheres e homens a partir dos 30 anos que queiram prevenir ou diminuir os efeitos do envelhecimento precoce.


Imagine prevenir ou até mesmo atenuar o efeito daquelas ruguinhas ou marcas de expressão indesejáveis sem aplicar cremes ou botox? Pois é, isso já é possível graças a fonoaudiologia estética, um novo tipo de tratamento apelidado de musculação da face onde o paciente exercita, alonga e relaxa a musculatura. "Costumo dizer que hoje em dia as pessoas só se preocupam em manter a forma somente do pescoço para baixo. Elas se esquecem que o rosto é o seu cartão de visitas", diz a fonoaudióloga Maria Teresa Vaz Amado.

De acordo com a profissional, a contração exagerada dos músculos
é responsável pelo aparecimento das marcas ao redor da boca. A tensão muscular marca e pele e, conseqüentemente, facilita o aparecimento das rugas. Mas ao mesmo tempo, algumas regiões deixam de ser trabalhadas porque mastigamos, respiramos, engolimos ou até falamos errado. "O grande objetivo das sessões é harmonizar o rosto, aumentando ou ativando certos músculos por meio do alongamento ou relaxamento facial", explica a fonoaudióloga.

O tratamento é indicado para mulheres e homens a partir dos 30 anos. "Ele também é indicado para as pessoas mais velhas que queriam diminuir rugas ou linhas de expressão ou até mesmo para complementar o tratamento dermatológico ou plástico", afirma Tereza.

Antes de iniciá-lo, o profissional faz uma avaliação com análise dos movimentos faciais do paciente em frente ao espelho. Durante a avaliação, é comum descobrir linhas de expressão da testa nas quais estão diretamente relacionadas a sentimentos de preocupação ou raiva.

A fonoaudióloga também faz um verdadeiro check-up dos hábitos alimentares. É comum encontrar pessoas que emagreceram rápido ou que consomem somente alimentos pastosos, o que facilita a flacidez da pele. Por meio dessa análise também são diagnosticadas doenças de pele ou respiratórias, como, por exemplo, a sinusite. "Ela pode influenciar no tratamento, por isso, ele deve ser feito em conjunto com dermatologistas e outros profissionais", diz a especialista.

Durante três meses, o tempo médio de tratamento, o paciente participa de 12 sessões que variam de R$80 a R$120. Uma vez por semana, são realizados exercícios no consultório e o restante é feito em casa conforme com as recomendações da fonoaudióloga.

"Determino o treinamento de relaxamento e alongamento dos músculos que devem ser feitos todos os dias". Após duas semanas, a manutenção deve ser feita e repetida no intervalo de três meses. Depois de aprendidas, essas técnicas acabam sendo incorporadas ao cotidiano das pessoas.

Veja alguns movimentos que podem causar o envelhecimento precoce:



  • Sucção: Está diretamente relacionada com a respiração e mastigação. O desvio nessas áreas pode causar flacidez na face. Comum em fumantes.









  • Respiração: A forma errada como respiramos pode trazer alterações em toda face, principalmente, na região das maçãs do rosto e nariz. Pessoas com rinite, que respiram pela boca precisam também de tratamento médico.









  • Fala: É relacionada com linhas ao redor dos lábios e testas. Quem faz caretas ou franze a testa ao falar pode causar essas marcas de expressão.



  • ASSISTAM O VÍDEO ABAIXO E VEJAM COMO É FEITO O TRABALHO DE ISOMETRIA FACIAL



    0 comentários:

    Postar um comentário

    Vem comigo!

    Método das Boquinhas - Renata Jardini

    Loading...

    Educação Especial

    Loading...

    Disfagia

    Loading...

    Fonoaudiologia Estética

    Loading...

    Consciência Fonológica em crianças de 3 anos pelo Método das Boquinhas

    Loading...

    A Divulgação da Fonoaudiologia!

    AVISO

    Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
    “As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”