Início Contato Método das Boquinhas Portfólio Cursos Acessoria Via Skype
0

Gagueira - Conceito e orientações


 A gagueira é um distúrbio de linguagem que compromete a fluência de sua fala, apresentando características como repetições e bloqueios, dificuldade na harmonia dos órgãos da articulação e respiração, alteração na velocidade da fala, movimentos corporais e facias associados.
·         Não deixe a criança perceber por palavras, gestos ou ações que você esta preocupado com sua maneira de falar.
·         Nunca chame a criança de gaga, não rotule.
·         Olhe para a criança quando fala, mostre interesse, faça-a sentir que você tem prazer em escutá-la.
·         Faça somente perguntas necessárias e que exigem respostas curtas.
·         Olhe bem nos olhos quando a criança fala, mantendo uma fisionomias serena, demonstrando interesse no que ele diz e não em como ele fala.
·         Se tiver de interromper a fala da criança, faça-o no fim de uma frase, nunca no começo ou no meio.
·         Dê um bom modelo de linguagem. Sempre que possível fale com seu filho calmamente e articulando bem as palavras.
·         Não excite a criança, desnecessariamente. Reduza o estresse, construa um ambiente calmo para ela.
·         Se notar que o seu filho esta preocupado com sua maneira de falar, diga que é normal crianças que estão ainda aprendendo a falar repetirem as palavras.
·         Não termine as frases por seu filho; tenha paciência e escute calmamente o que ele tem a dizer, mesmo que isso demore muito.
·         Se for um “bom dia”, explore a fluência ao máximo propondo atividades que ele tenha que falar mais como brincar de teatro, contar histórias, etc.
·         Se for um “dia ruim”, em que seu filho esteja gaguejando muito, arranje as coisas em que ele tenha poucas oportunidades de falar, como ver televisão e desenhar. Evite sua disfluência ao máximo.

Fonte: http://luyfonoaudiologia.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”