0

Aspectos Jurídicos do profissional de Fonoaudiologia


Apresentamos abaixo noções jurídicas e orientações importantes para o profissional da fonoaudiologia

1. Aspecto jurídicos da prestação de serviço fonoaudiológico:

Há três modalidades básicas de prestação de serviço fonoaudiológico que abaixo listamos com suas características:

1.1 Sociedade de Fonoaudiologia e serviço autônomo (pessoa jurídica e pessoa física respectivamente):

Repartição de lucros conforme divisão de capital social no caso de sociedade e lucro integralmente ao profissional se autônomo;
Autonomia dos sócios e do autônomo para condução do trabalho;
Não existência de relação empregatícia entre sócios ou entre o profissional e a empresa (ou pessoa física) para a qual presta serviços.
1.2 Relação empregatícia:

Para se configurar uma relação de emprego, os aspectos fático-jurídicos que seguem devem estar presentes na relação com o tomador do serviço:

Onerosidade – trabalho exercido mediante retribuição financeira;
Trabalho por pessoa física – trabalho prestado diretamente pelo fonoaudiólogo à empresa;
Pessoalidade e não-eventualidade - Quando o trabalho é realizado pelo mesmo profissional e com continuidade temporal;
Subordinação – Cumprimento de horários, atendimento exclusivamente dos clientes do empregador, respeito hierárquico aos sócios da empresa. Diferença entre autonomia e subordinação: Autonomia: O próprio prestador é que estabelece e concretiza, cotidianamente, a forma de realização do serviço.Subordinação: A direção técnica ou administrativa do trabalho fica por conta do empregador.
1.3 Cooperativismo

No cooperativismo, o profissional é ao mesmo tempo “patrão” e cliente. Em síntese, trata-se de uma união de esforços entre profissionais que realizam a mesma atividade, com fins de, trabalhando em conjunto, potencializar o trabalho e aumentar os ganhos. Exemplificando, no caso da fonoaudiologia, vários profissionais da área podem se unir, formando uma cooperativa, para dividir as atividades meio da profissão, como administração de pessoal, marketing, espaço físico, financeiro. Com a soma de esforços, essas atividades meio se potencializam, fato este que não seria possível se cada profissional agisse isoladamente.

2. Dos direitos trabalhistas/ fonoaudiologia:

Direitos trabalhistas que devem ser respeitados quando caracterizado vínculo empregatício:

A. Jornada de trabalho:

Jornada de trabalho: 08horas diárias até 44 horas semanais
Intervalo para descanso:
Jornada superior a 6hs: mínimo de 1 hora de descanso
Jornada entre 4 e 6hs: 15 minutos
Inferior a 4hs: não tem intervalo
Trabalho noturno: entre 22h e 05 horas
Cada hora equivale a 52 minutos e 30 segundos
Adicional: 20% superior à hora diurna
B. Verbas salariais:

Adicional de insalubridade em grau médio (20% sobre o salário), para os profissionais que trabalham em hospitais, serviços de emergência, enfermarias, ambulatórios e outros estabelecimentos destinados aos cuidados da saúde humana;
13º salário;
Férias + adicional de 1/3;
FGTS

Informamos que a SINFOPAR, fornece todas as informações listadas acima! Caso haja dúvidas e queiram maiores informações entre em contato. Abaixo o link do site!
http://www.sinfopar.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

Método das Boquinhas - Renata Jardini

Loading...

Educação Especial

Loading...

Disfagia

Loading...

Fonoaudiologia Estética

Loading...

Gagueira

Loading...

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”