0

TDAH e Dislexia - Novos resultados genéticos


Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Dislexia são doenças complexas da infância que freqüentemente ocorrem conjuntamente, ou seja, se uma criança está enfrentando problemas com a leitura, ela tem mais chance de ter TDAH e crianças com TDAH tem mais chance de apresentarem problemas na leitura do que crianças da mesma idade que não apresentam TDAH.

No entanto, a razão para essa correlação permanece desconhecida. Um novo estudo publicado na última edição especial da revista Cortex, dedicado a "dislexia do desenvolvimento e disgrafia", sugeriu que os distúrbios têm influências genéticas comuns.

Os pesquisadores analisaram 457 pares de gêmeos no Learning Disabilities Colorado Research Center (CLDRC) em um estudo sobre as causas da deficiência de leitura, TDAH e distúrbios relacionados. Dr. Erik Willcutt e colegas compararam grupos de gêmeos com e sem Dislexia e TDAH, usando uma variedade de testes para medir a capacidade cognitiva geral, habilidades de leitura, velocidade de processsamento e linguagem. Os resultados foram analisados para determinar a influência genética na associação entre os transtornos. O uso de gêmeos idênticos, que compartilham todos os seus genes, e gêmeos não-idênticos, que compartilham apenas a metade dos genes, permitiu aos pesquisadores distinguir entre influências genéticas e ambientais sobre as habilidades cognitivas dos participantes.

Os resultados mostraram que tanto a Dislexia como o TDAH são doenças complexas, influenciado por muitos fatores; TDAH foi associado com uma reduzida capacidade de inibir as respostas (impulsividade), já as dificuldades de leitura foram associadas com vários déficits na linguagem e memória. No entanto, ambos os transtornos foram associados com uma velocidade de processamento lenta. As análises revelaram ainda uma correlação significativa entre a genética da Dislexia e TDAH, ou seja, uma criança portadora de um dos distúrbios foi mais propensa a apresentar sintomas do outro distúrbio. Os autores do estudo sugerem que a eficiência de processamento de informações pode ser um marcador útil sobre a conexão entre os dois distúrbios.

E Este estudo reforça nossos conhecimentos prévios sobre o tema, já que era conhecido no meio acadêmico a relação entre impulsividade e TDAH e déficits na linguagem e na memória e Dislexia. Em ambos os transtornos as crianças apresentaram déficits na velocidade em que processam as informações e os dois compartilham alguns genes, explicando porque as crianças podem apresentar com frequência os Dislexia e TDAH ao mesmo tempo.

Fonte: www.transtornosdeaprendizado.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

Método das Boquinhas - Renata Jardini

Loading...

Educação Especial

Loading...

Disfagia

Loading...

Fonoaudiologia Estética

Loading...

Consciência Fonológica em crianças de 3 anos pelo Método das Boquinhas

Loading...

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”