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DISTÚRBIOS DE LINGUAGEM, APRENDIZAGEM E ATUAÇÃO EM ÂMBITO EDUCACIONAL

Grande demanda na fonoaudiologia concentra-se nas alterações encontradas na oralidade, principalmente na infância ou idade pré-escolar, como no caso dos distúrbios específicos da linguagem e nos transtornos globais do desenvolvimento. As alterações de linguagem também estão presentes nas dislexias e outros distúrbios de aprendizagem, os quais requerem grande atenção uma vez que nestes casos a alfabetização e o domínio da linguagem escrita em geral também estarão comprometidos. Complementarmente, encontramos as alterações de linguagem decorrentes de quadros neurológicos, principalmente na idade adulta, como é o caso das afasias/ apraxias adquiridas e outros transtornos neurológicos evolutivos. Os distúrbios da linguagem oral, da linguagem escrita e da aprendizagem, em todas as suas manifestações, representam um grande campo de trabalho, nem sempre bem explorado. De modo especial tais distúrbios aproximam o fonoaudiólogo das áreas do desenvolvimento infantil e da aprendizagem escolar. Dessa forma, faz-se necessário que ele se prepare para um trabalho que também vá além da abordagem clínica e tenha uma conotação educacional e desenvolvimentista. Esta perspectiva pode vir a contribuir significativamente para novos enfoques na área da aquisição da leitura e da escrita e da abordagem também no campo educacional, dos problemas deste tipo de aprendizagem. Conseqüentemente, com esta capacitação, busca-se também ampliar as possibilidades de atuação profissional do fonoaudiólogo.

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