Início Contato Método das Boquinhas Portfólio Cursos Acessoria Via Skype
0

Fibromialgia e a Fonoaudiologia

Fibromialgia é uma síndrome reumática de etiologia desconhecida, que acomete predominantemente mulheres, caracterizada por dor musculoesquelética difusa e crônica, além de sítios anatômicos específicos dolorosos à palpação, chamados de tender points. Frequentemente, estão associados outros sintomas, como a fadiga, distúrbios do sono, rigidez matinal e distúrbios psicológicos, como a ansiedade e depressão.
Tender Points
*Legenda: Tender points causam dores intensas quando pressionados.
Por vezes, o nível da dor é tão intenso, que interfere no trabalho, nas atividades de vida diária e na qualidade de vida dos pacientes. Ao abordar a questão das limitações funcionais decorrentes da fibromialgia e suas consequências sobre a qualidade de vida, torna-se necessário ampliar a perspectiva do impacto dos sintomas, pois as áreas afetadas se tornam tão importantes quanto a doença em si.
AVALIAÇÃO DA FIBROMIALGIA
A fibromialgia manifesta-se predominantemente em um de seus lados, embora o outro também seja sensível. São nove os pontos fundamentais de cada lado, portanto 18 no total, em que a dor pode instalar-se (veja na imagem):
Fibromialgia
1) na região subocciptal (atrás da cabeça);
2) no músculo trapézio (em cima do ombro e nas costas);
3) na região supraespinal;
4) na altura das vértebras cervicais;
5) na articulação condrocostal, onde a segunda costela se insere no osso esterno;
6) no joelho, especialmente na parte de trás do joelho;
7) no trocanter, área onde o fêmur se encaixa na bacia;
8) na região glútea;
9) do lado do cotovelo.
TRATAMENTO INTERDISCIPLINAR
Uma vez que os pacientes com fibromialgia apresentam, comumente, uma grande diversidade de sintomas, alguns trabalhos visam estudar a importância de uma abordagem conjunta de diferentes profissionais de saúde, com o objetivo de encontrar alívio dos sintomas.
O tratamento atual está voltado, principalmente, para a redução dos sintomas. A Fisioterapia tem um importante papel na melhora do controle da dor e no aumento ou manutenção das habilidades funcionais do paciente em casa ou no trabalho, assim como na redução de outros sintomas que lhe causam sofrimento.
Fibromialgia
O FONOAUDIÓLOGO deve prestar atenção aos sintomas referentes a:
  • Disfonia psicogênica (distúrbios de natureza psicológica, caracterizam-se principalmente por alteração vocal sem lesão estrutural laríngea ou doença neurológica);
  • Tontura e Zumbido;
  • Dificuldade na concentração (Por uma redução do fluxo sanguíneo cerebral);
  • Distúrbios da função oculomotora (Podem ocorrer em razão da disfunção nos mecanismos responsáveis pela sua regulação em consequência da diminuição
    do suprimento sanguíneo no labirinto);
  • Alterações vestibulococleares (Diversas doenças reumatológicas, pelas suas  manifestações e áreas de comprometimento, podem gerar alterações vestibulococleares importantes, sendo os testes otoneurológicos ferramentas importantes na confirmação dos distúrbios auditivos e/ou vestibulares e suas relações com o sistema nervoso central);
  • Dor de cabeça e na face (A fibromialgia leva a cefaleia e dor facial, além de tensões na nuca e ombros. A disfunção temporomandibular, que afeta a mandíbula e os músculos próximos também é comum em pessoas com fibromialgia);
  • Sensibilidade aumentada (Sintoma comum é a sensibilidade aumentada ou intolerância a ruído, toque, luz ou odor);
  • Articulação travada (Dificuldade de movimento. Frequentemente a dor é acompanhada por dificuldade de movimentar a região afetada, causando uma restrição do movimento completo).
ATENÇÃO
O procedimento de avaliação dos 18 pontos doloridos comuns à fibromialgia nem sempre leva em consideração as dores orofaciais, o que reforça a importância da atuação de uma equipe interdisciplinar para tratar o paciente de modo integrado.


Fonte: https://ericasitta.wordpress.com/2015/04/25/fibromialgia-e-a-fonoaudiologia/

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”