Início Contato Método das Boquinhas Portfólio Cursos Acessoria Via Skype
0

Relatório de Avaliação Pedagógica – Aquisições Cognitivas–Conclusão, Orientações e Encaminhamentos

aval 

Nesta postagem, finalizando o corpo de texto do Relatório de Avaliação Pedagógica,( veja o passo a passo: introdução, anamnese ) após o avaliador (pedagogo ou psicopedagogo) observar, avaliar e analisar os resultados das aquisições e desenvolvimento de habilidades e competências de acordo com os aspectos avaliados: atenção e concentração, esquema corporal, a estruturação espaço-temporal, lateralidade, orientação espacial através de análise e síntese visual e auditiva, coordenação visomotora, equilíbrio, desenvolvimento intelectual afetivo-social. Conceitos básicos de psicomotricidade: em cima /embaixo, dentro/fora, perto/longe, atrás/na frente, cores primárias e secundárias, formas geométricas, leitura e a interpretação, a produção de textos, análise linguística e sistematização para o domínio do código, (teste da psicogenética da escrita), Linguagem oral (constituição da fala: troca, omissão ou não de fonemas), do raciocínio lógico, de acordo com a proposta pedagógica, será feita a Conclusão, Orientações e Encaminhamentos.
(…)
“L” após se sentir acolhido e estimulado pela Equipe de Apoio Pedagógico realizou todas as atividades propostas com atenção, concentração(sendo que em sala de aula mantem-se disperso; evidenciando atender comandos e compreensão de enunciados, respondendo através de pouca gesticulação, comunicação limitada a algumas frases.
Em relação à estruturação espaço-temporal, apresenta conhecimento em desenvolvimento, com algumas falhas na compreensão de si mesmo e de situar-se no tempo (horas; ontem, hoje e amanhã; dias da semana, meses do ano), mas já identifica o bairro onde mora, o estado; o país somente através de intervenção; domina dos conceitos em cima /embaixo, dentro/fora, perto/longe, atrás/na frente, equilíbrio, locomoção e lateralidade definida.
A memória lógica, auditiva e visual evidencia algumas dificuldades em verbalizar respostas que possam ser avaliadas.
Quanto à inteligência demonstrou capacidade, em desenvolvimento abaixo ao esperado pela sua idade e ano cursado, de assimilar conhecimentos e compreender as relações entre eles, integrando-os aos conhecimentos já adquiridos anteriormente; de raciocinar logicamente e de forma abstrata, manipulando conceitos, números e palavras.
Foram avaliadas a leitura e a interpretação, a produção de textos, análise linguística e sistematização para o domínio do código, do raciocínio lógico.
Na sistematização para o domínio do código, o aluno encontra-se em processo, no nível intermediário da psicogênese silábico/alfabético, em que para algumas sílabas usa só uma letra, escrevendo as demais alfabeticamente; as capacidades, no campo da leitura estão em desenvolvimento: lê algumas palavras de estrutura simples, e produz pequenas frases.
A análise linguística demonstra que os aspectos textuais como: construção de frases e períodos, coesão e coerência, vocabulário, parágrafo, gênero assim como os aspectos gramaticais, ortografia, acentuação, pontuação, concordância, forma, legibilidade e estética são conceitos e práticas que ainda não estão estruturados, evidenciando defasagem de conteúdos para o ano cursado.
As noções prévias do pensamento lógico matemático encontram-se no nível operatório-concreto, em que classificação, seriação, conservação, inclusão de classe se encontram em desenvolvimento aquém ao esperado para sua idade/ano. Realiza contagem de 1 em 1 até 80, com alguns números espelhados e quantifica até 70.
Reconhece e relaciona quantidades: maior que, menor que. Realiza cálculo mental utilizando os dedos como suporte, lê, interpreta (com ajuda) e resolve situações-problemas de estrutura simples com suporte de estímulos (gravuras), operacionaliza adição e subtração até 50, não domina ainda os fatos da multiplicação.
6 - Conclusão
Aluno com 09 anos, com duas repetências, vem de um ambiente familiar inseguro pela ausência da mãe que trabalha fora do lar, cuja interação social se encontra em desenvolvimento, dificuldades na aquisição de conhecimentos acadêmicos; linguagem oral comprometida com troca e omissões de fonemas; sem autonomia e independência nas atividades da vida diária, desatento e disperso em sala de aula, em todos os aspectos avaliados encontra-se em defasagem idade/ano cursado, em relação aos conteúdos e dentro do aspecto cognitivo encontra-se em um desenvolvimento, porém aquém ao esperado. Apresentando algumas dificuldades específicas na escrita, em grau menor no raciocínio lógico matemático.
7_ Orientação á Família e ao Professor:
O aluno necessita ser melhor acompanhado e estimulado em suas atividades da vida diária e nos deveres de casa, pela família, procurando elevar sua autoestima através da atenção e afetividade.
Em sala de aula e nas demais atividades como sala de leitura, laboratório de informática e recreação, o professor deverá manter o aluno sob sua atenção, incentivando-o no desempenho de todas as atividades propostas, procurando despertar sua curiosidade e vontade de aprender através de atividades significativas voltadas para os interesses do aluno. Fazer uso de material concreto e lúdico. Atividades específicas de escrita e leitura que promovam o avanço na hipótese silábica. Estimular a interação social através de trabalhos em grupo, em sala de aula, e posições de liderança nas recreações.
O aluno deverá ser atendido pela Equipe Multidisciplinar (Apoio á Aprendizagem) participando de oficinas de psicomotricidade e autoestima, em grupos de alunos.
*Estas orientações preliminares devem ser desenvolvidas até que haja novas orientações após avaliações fonoaudiológica e psicológica com provável indicação neurológica.
8- Encaminhamentos:
Avaliação da acuidade visual, auditiva; avaliação e acompanhamento fonoaudiólgicos, psicológicos, caso seja necessário avaliação neurológica, para que melhor seja atendido em suas necessidades educacionais.
Equipe Multidisciplinar
Assinaturas:
Local e data.
Veja no blog: Impacto da Pedagogia Moderna – sugestões de materiais para avaliação pedagógica , clicando >  Aqui
Por: Júlia Virginia de Moura- Pedagoga

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”