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Desenvolvimento da Leitura


Cada criança desde o nascimento tem uma maneira especial de se expressar, de gorjeios, de entonações diferentes, choros, vocalizações, etc… São estas expressões que demonstram o que gostariam de transmitir em termos de linguagem.
Através desta linguagem vai se construindo a comunicação entre a criança e seus pais.
A criança começa compreender o que ouve dependendo do que vê e o que vê depende das experiências significativas que a envolvem.
Por esta panorâmica o processo auditivo e visual são também funções importantes no desenvolvimento da fala.
A função auditiva permite que a criança discrimine os sons e os organize na formação das palavras enquanto que a função visual permite que a fala (palavras) sejam transferidas para símbolos gráficos.
Desta forma é através da fala que se dá o processo de leitura e escrita, pois muito antes de aprender a ler a criança já conhece muitas palavras.
Normalmente as dificuldades de leitura e escrita são observadas durante a fase de alfabetização, ou seja, quando a criança está com 6 ou 7 anos.
Dificuldades de leitura e escrita podem estar relacionadas com problemas orgânicos, psicológicos, pedagógicos, sócio-culturais, com problemas de discriminação auditiva principalmente quando no histórico da criança é mencionadas Otites de repetição ou também com problemas de percepção visual, considerando que para ler e escrever é necessário o reconhecimento dos símbolos gráficos.
O processo de leitura se dá por estágios distintos, sendo que no primeiro estágio a criança identifica a palavra como desenhos a partir da sua aparência visual, no segundo estágio já consegue compreender a relação entre a letra e o seu som e no terceiro estágio inicia a hipótese silábica e também já compreende que a escrita representa o som da fala.
Portanto pode-se dizer que a fala é um processo que vai se desenvolvendo naturalmente enquanto a leitura e escrita vai se adquirindo e aprendendo conforme as superações de cada um dos estágios.
Isto posto, destaca-se a importância fundamental do acompanhamento dos pais no desenvolvimento da criança.
Rita S. C. Picinini 
 Psicopedagoga / Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento 

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