Início Contato Método das Boquinhas Portfólio Cursos Acessoria Via Skype
0

A atuação do Fonoaudiólogo Escolar na Prevenção do Bullying



O Fonoaudiólogo escolar é um profissional que atua na prevenção de diversos problemas vinculados ao desenvolvimento da linguagem, além da possibilidade de orientar os demais profissionais da educação sobre os processos da fala e da escrita.
O Fonoaudiólogo também promove ações que visam uma eficiente relação comunicativa no ambiente escolar. E por se tratar de um profissional da comunicação ele pode realizar projetos com o intuito de incentivar o diálogo e o respeito, entre os alunos e professores, através de oficinas de comunicação, que estimulem a compreensão das diferenças, tanto raciais quanto socioeconômicas e neuromotoras, existentes entre a comunidade escolar.
Toda a busca por melhorias na comunicação dentro das escolas é fundamental, visto que muitos problemas se dão devido à falta de diálogo e respeito às diferenças do outro. E um dos principais problemas visto atualmente no meio educacional tem sido o Bullyng.
O Bullyng é um tema bastante polêmico e tem sido alvo de discussões na sociedade, o que é positivo, desde que não fique somente na discussão, mas que passe para a busca de uma melhor compreensão sobre o problema, e é claro, alcançarmos soluções para findá-lo. Para muitas pessoas este tipo de problema já existe há algum tempo, mas só agora deram um nome específico para ele.
O termo Bullyng vem do inglês “bully “que significa valentão, mas pode ser facilmente identificado como intimidação, humilhação e ameaça.
Quando pensamos na escola queremos encontrar um lugar agradável e inspirador e não um ambiente intimidador e violento, mas para que o nosso desejo seja uma realidade, é preciso que a sociedade como um todo não fique apenas nas palavras, mas que também comece a intervir para melhorias do âmbito escolar, e como primeiro passo é fundamental que haja um diálogo coerente entre a sociedade, a escola e a família dos alunos.
A comunicação é essencial na vida de todos nós, e quando pensamos em Bullyng, logo vem a nossa mente a idéia de uma criança que ao sofrer este tipo de humilhação encontra dificuldades em se comunicar com a família ou com os professores sobre as intimidações pelo qual está sofrendo, seja por medo, vergonha ou simplesmente por não ter com a família esta liberdade para se comunicar e dizer como se sente. Por outro lado, encontramos outra pessoa que embora esteja errada em agredir e humilhar seu próximo, talvez esteja fazendo-o, para chamar atenção para si, o que claro, não justifica as agressões, mas mostra que as dificuldades de comunicação e diálogo entre família e escola são fatores que influenciam a harmonia que tanto desejamos para o ambiente escolar.
O Fonoaudiólogo escolar é um profissional que pode auxiliar na prevenção do Bulling nas escolas, através da sua intervenção nas relações comunicativas, além de oferecer aos professores, orientações de como se comunicar melhor com seus alunos sem dar evasões para possíveis intimidações.
O Fonoaudiólogo pode orientar os professores quanto à necessidade de atenção a cada aluno e em sua interação com os demais, com o objetivo de que haja cada vez menos barreiras comunicativas entre ele e o aluno, e entre os próprios alunos. Estas são apenas algumas sugestões de ações que visam um ambiente escolar sem Bullyng, mas com interação e diálogo entre todos.

Fonte: www.fonoaudiologia.org.br

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”