0

Vertigem Bilateral



Vestibulopatia bilateral

Vestibulopatia bilateral é o comprometimento da função de ambos os labirintos ou de ambos os nervos vestibulares. É uma manifestação rara e acomete de 2 a 4% dos pacientes em ambulatório especializado.
A pessoa com vestibulopatia bilateral não se queixa de vertigem rotatória. A falta da função de ambos os labirintos leva a desequilíbrio, dificuldade para andar principalmente no escuro. Mas a sensação de rotação ocorre quando um dos labirintos funciona de maneira diferente do outro. Como na vestibulopatia bilateral nenhum dois labirintos não funcionam, não há como surgir a sensação de rotação. Além do desequilibrio muitos pacientes se queixam de oscilopsia ao caminhar. Relatam que quando caminham veem tudo balançando, e têm dificuldade para fixar os olhos. Se ao caminhar quiserem ler alguma placa, por exemplo, têm que parar, caso contrário a imagem balança e a leitura se torna impossível.
As causas mais comuns são: antibióticos, doença de Ménière, meningite, encefalites e cerebelites, ataxia episódica tipo 2 e tipo 6, doença automune sistêmica, deficiência de vitamina B12.
O diagnóstico pode ser confirmado com a realização da prova calórica que evidencia diminuição da resposta à estimulação quente e fria em ambos os ouvidos.
O tratamento envolve a correção da etiologia quando possível. A fisioterapia ou fonoterapia vestibular pode ser realizada, mas a melhora é limitada, uma vez que há ausência completa da função vestibular. 
Referências: Tonturas- Diagnóstico e tratamento, uma abordagem prática 
Thomas Lempert; Adolfo Bronstein

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

Método das Boquinhas - Renata Jardini

Loading...

Educação Especial

Loading...

Disfagia

Loading...

Fonoaudiologia Estética

Loading...

Gagueira

Loading...

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”