0

O que faz a voz ser grossa ou fina?

Tamanho é documento: quanto maior a “corda” vocal, mais grave o som!

A diferença entre os graves de Barry White e os agudos de Michael Jackson é a mesma que há entre um violoncelo e um cavaquinho: comprimento e espessura das cordas. Nossas cordas vocais (o termo técnico é “pregas vocais”) são maiores em homens adultos do que nas mulheres adultas e crianças, o que explica a voz grossa deles e fina delas.

Além da anatomia, há fatores externos que influem seu gogó(laringe). Quando as oscilações acústicas da puberdade já são coisa do passado, rapazes ainda afinam a voz ao abordar uma garota. Por quê? “Nervosismo. Em estado de excitação, a prega vocal estica e a fala afina”, diz Mara Behlau, presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Já álcool e cigarro deixam as cordas frouxas e a fala grave.
Vale lembrar que a voz é um instrumento: há limites, mas com treino (ou hábito) ela pode ser afinada para soar um pouco mais grossa ou fina.
Procure o Fonoaudiólogo e ajuste sua voz!
Ilustração: Luciano Veronezi
Fontes Mara Behlau, presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e diretora do Centro de Estudos da Voz, em São Paulo; Dr. Kevin Kavanagh, responsável pelo site Ear, Nose and Throat USA (www.entusa.com)

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

Método das Boquinhas - Renata Jardini

Loading...

Educação Especial

Loading...

Disfagia

Loading...

Fonoaudiologia Estética

Loading...

Consciência Fonológica em crianças de 3 anos pelo Método das Boquinhas

Loading...

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”