0

FIQUE DE OLHO!!! ( A escrita de canhotos)

Ensinar os canhotos a escrever


 * Titular da MK, Ph.D. 
Ensinar uma criança a escrever com sua mão esquerda não é exatamente o oposto de ensinar a escrever com a mão direita. Idiomas que são escritos da esquerda para a direita, como o Inglês, são mais difíceis de escrever com a mão esquerda - um hander direito escreve longe de seu corpo e puxa o lápis, enquanto um canhoto deve escrever para o seu corpo e empurre o lápis. 

Se uma criança com a mão esquerda só é permitido escrever com a mão esquerda, mas não aprendem a escrever, a criança pode desenvolver um desnecessariamente desconfortável, ineficaz, forma, lento confuso da escrita que será uma dificuldade ao longo da vida.
 Portanto, é especialmente importante para pais e professores a compreender como ensinar as crianças canhotas a escrever corretamente. 

Os factores mais importantes são: a posição do papel de escrita, a posição do braço e do punho, eo aperto sobre o instrumento de escrita.
O estilo de "gancho" de escrever que muitas vezes vê no canhotos (verFigura 1 ) é resultado da falta de formação adequada - isto não é como um canhoto deve escrever. Os canhotos adotar essa postura, porque eles estão tentando ver o que estão escrevendo e não mancha o que acabou de escrever com a mão, mantendo uma inclinação da direita para as suas cartas - estes problemas são melhor superada por posicionamento de papel e lápis aderência (com o entendimento de que o direito inclinação não é obrigatório, que as letras na vertical ou inclinada da esquerda são aceitáveis) ( Refs :. Clark 1959:7; Szeligo et al 2000).
Posição do Livro
Para uma criança com a mão esquerda, o papel deve ser posicionado à esquerda da linha média da criança, e inclinado para que o canto superior direito do papel está mais próximo da criança do que no canto superior esquerdo (ver Figura 2 ). O papel é colocado de modo a que a mão da criança é para a esquerda de, e para longe, o corpo no início da linha de escrita, e termina a linha com o lado mais próximo e na frente do corpo ou ligeiramente para a esquerda da linha média . O ângulo que o papel está inclinado irá variar de acordo com a crianças individuais - o importante para a criança para se lembrar é para manter o braço perpendicular ao fundo da página ou comprimido escrita ardósia (ver Figura 2 ). O pulso deve ser reto (não dobrado). Mão ea escrita deve ser abaixo da linha de escrita.
 Figura 2. Postura correta, posição do papel, e aderência para canhoto escrita 
posição mais eficiente e confortável para o pulso, cotovelo e ombro.Alguns professores acharam útil para deixar o canhoto escrita início criança, ou a escrita prática, em um quadro montado na parede (ou no chão, usando uma vara em solo macio, suave). Isso permite que a criança mova todo o braço livremente, mantenha o pulso direito, e não se preocupar em ver ou borrar a escrita, tornando mais fácil para a criança a se concentrar no aprendizado para formar os números.

Lápis / Grip Pen
Canhotos escritores precisam de segurar o instrumento de escrita suficientemente longe para trás a partir do ponto de ser capaz de ver o que está a ser escrita, e também para não esfregaço o que acaba de ser escrito. Professores e pesquisadores recomendam o aperto criança o lápis em torno de 2,5 cm (1 polegada) para 3,8 cm (1,5 polegadas) da alínea Refs : Gardner 1945; Cole 1955; Clark 1959). 

Se a criança tende a segurar o lápis muito perto do ponto, o professor pode fazer uma marca no lápis na distância certa, para lembrar ao estudante que para segurar o lápis.
 O punho deve ser bastante simples, não dobrado bruscamente. Um problema comum para todas as crianças a aprender a escrever é segurando o lápis com muita força, tornando a escrita tensa e cansativa. Normalmente, a criança aprende a relaxar o aperto sua escrita como se desenvolve, mas os professores podem lembrar os alunos para segurar o instrumento com cuidado. A prática frequente e deixar a criança a escrever letras grandes, também ajuda as crianças a aprender a relaxar seu controle. A criança tenderá a reduzir naturalmente o tamanho da escrita como ele / ela atinge um melhor controlo do motor (Clark, 1959).

Escrita espelho
Espelho escrita está escrevendo da esquerda para a escrever línguas (como o Inglês) para trás e também invertendo as letras de modo que a escrita só aparece normal, quando realizou-se a um espelho eo reflexo visto (ver Figura 3 ).   
Figura 3. Exemplo de escrita espelhada


Algumas pessoas são capazes de escrever com bastante facilidade e naturalmente desta forma (por exemplo, o inventor italiano e artista Leonardo da Vinci famosa manteve seus notebooks no script espelho).
 Se uma criança com a mão esquerda tem uma tendência a espelhar escrita, o professor pode ajudá-lo a superar este, certificando-se sempre a criança começa a escrever sobre o lado esquerdo da página. Isto pode ser feito colocando uma marca no lado esquerdo do papel criança mostrando que lado para começar a escrever a partir de. Se a escrita em espelho persistir, o professor pode tentar outras estratégias para ajudar a criança a estabelecer a direção correta e orientação das letras. Por exemplo, a criança pode ser instruído para copiar o texto devagar e com cuidado de uma página estejam escritas corretamente. Se a criança tem dificuldade até mesmo de copiar o texto, o professor pode ter o traço da criança sobre as palavras escritas corretamente (em ambos os casos, lembre-se de marcar o ponto de partida do lado esquerdo).

Como corrigir os hábitos má redação
Se a criança já começou a escrever de forma errada, um pai ou professor pode querer re-educar o escritor começo. Cole (1955) relataram bons resultados re-treinamento crianças após um período de seis semanas.Para ser bem sucedido, os pais e professores devem concordar com o processo e trabalhar em estreita colaboração com a criança. Durante o período de re-treinamento, a criança deve ser dispensado de todas as sala de aula regular trabalho escrito - caso contrário, ele / ela vai voltar ao velho estilo, porque, no momento, é mais rápido do que escrever o caminho certo. Explique à criança que você vai mostrar-lhe como escrever mais fácil, e que vai demorar algumas semanas para dominar. Demonstrar a posição de pega, posição do papel, braço e pulso adequada, etc Trabalhar em estreita colaboração com a criança para o curto (10 minutos para começar), mas freqüente (pelo menos uma vez por dia) prática sessões.Lembre-se que é difícil quebrar velhos hábitos e substituí-los por novos, e que este será um esforço temporário para a criança. Portanto, a criança deve fazer nenhum outro escrito que as sessões de treinos para duas ou três semanas, ou até que ele / ela tornou-se tão confortável com o estilo de escrita nova que ele / ela usa isso espontaneamente. Certifique-se de dar os lotes de filho de encorajamento e apoio durante este período difícil.



http://psicopedagogajoselma.blogspot.com/2012/03/fique-de-olho.html

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

Método das Boquinhas - Renata Jardini

Loading...

Educação Especial

Loading...

Disfagia

Loading...

Fonoaudiologia Estética

Loading...

Consciência Fonológica em crianças de 3 anos pelo Método das Boquinhas

Loading...

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”