0

A importância da reabilitação neurológica nas lesões cerebrais

Muitas das deficiências físicas e neurológicas nas crianças têm sua origem em danos cerebrais ocorridos durante a gravidez ou na hora do parto. As lesões cerebrais em idades precoces podem ocasionar déficits motores, sensoriais e cognitivos, que geram problemas no desenvolvimento da criança por toda vida.
     O trabalho de rehabilitação neurológica é feita num curto, mas precioso espaço de tempo, quando ainda é possível impedir que as consequências da lesão cerebral tornem-se irreversíveis.
     De acordo com Thalia Harmony, diretora da Unidade de Investigação do Neurodesenvolvimento da Universidade Autônoma do México, de um grupo de 200 bebês com dano cerebral comprovado, 47% apresentaram desenvolvimento motor normal e 20% apresentaram melhora considerável após 18 meses de tratamento de rehabilitação neurológica.

     Muitos pais deixam de levar seus filhos às sessões do tratamento, o que acaba afetando o resultado final da terapia, diz Harmony.
     "Temos um problema sério de evasão no prazo de 6 meses, pois os pais vêem uma melhora e abandonam a terapia. Isso é preocupante para o bebê, porque ele pode fazer o que se espera dele com 6 meses, mas aos 10 meses, por exemplo, já não tem essa capacidade."
     Entre as causas mais comuns de lesões cerebrais estão a má nutrição materna, pouca idade da mãe, tabagismo, infecções intra-uterinas, asfixia e parto prematuro.

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

Método das Boquinhas - Renata Jardini

Loading...

Educação Especial

Loading...

Disfagia

Loading...

Fonoaudiologia Estética

Loading...

Consciência Fonológica em crianças de 3 anos pelo Método das Boquinhas

Loading...

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”