Início Contato Método das Boquinhas Portfólio Cursos Acessoria Via Skype
0

Odontologia: Ortodontia e Fonoaudiologia


O ponto de encontro entre a Odontologia e a Fonoaudiologia é que ambas se ocupam da cavidade oral.
Nela encontram-se órgãos que intervêm em diferentes funções. Essas funções, por sua vez, mudam e amadurecem com o desenvolvimento do indivíduo. O trabalho com motricidade oral atua nas desordens miofuncionais para a obtenção de uma maior harmonia e restabelecimento das funções orofaciais.

Em Ortodontia, a duração da força é um fator mais importante que a intensidade. Pressões suaves e contínuas são mais eficazes na mobilização dos dentes que forças intensas e breves. Portanto, a força da língua e dos lábios é um fator que atua na oclusão dental.

Assim, o fonoaudiológo trabalha a "função" e o ortodontista a "forma", aspectos intimamente intrínsecos. Desse modo o fonoaudiólogo, atuará em conjunto com o ortodontista, realizando um trabalho miofuncional de adequar os órgãos fonoarticulatórios e funções neurovegetativas.

A Odontologia e a Fonoaudiologia trabalham em conjunto, quando as alterações das funções orofaciais estão, de alguma forma, interferindo no posicionamento dos dentes ou também para a retirada de hábitos bucais parafuncionais como: sucção de polegares, uso de chupeta e mamadeira.
A parceria entre a fonoaudiologia e a ortodontia é fundamental quando o assunto é o equilíbrio do sistema estomatognático.
Estomatô o quê???? O Sistema Estomatognático é uma unidade funcional do organismo, em que tecidos diferentes e variados quanto à origem e à estrutura agem harmoniosamente na realização de várias tarefas funcionais, principal base de seu funcionamento está na respiração correta (nasal), além da mastigação (bilateral alternada) e deglutição corretas.
Alterações dentárias podem interferir de mastigar, falar, respirar e deglutir.
Quando a forma está interferindo na função a prioridade é a ortodontia.
Quando a função está interferindo na forma, a prioridade é da fonoaudiologia.
Portanto, a parceria entre ambas é fundamental, quando possibilita a discussão de casos cabendo aos profissionais envolvidos analisarem as prioridades de tratamento para cada paciente. Juntos têm como objetivo principal: um sistema estomatognático equilibrado e uma face mais harmoniosa, do ponto de vista estético.
Pacientes portadores de problemas periodontais, utilizando próteses dentárias ou implantes, com disfunções das articulações temporomandibulares ou que tenham realizado cirurgias ortognáticas, também podem ser encaminhados para o trabalho conjunto entre estas duas profissões.

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”