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Autismo Infantil



O autismo é considerado uma disfunção global no desenvolvimento do indivíduo, que reflete com a alteração comportamental, afetando a sua capacidade de estabelecer relacionamentos, de se comunicar, de responder ao ambiente de maneira apropriada, ou seja, segundo os padrões tidos como normais, no entanto uma das caracteristicas do autismo é a variedade de níveis de intensidade em que essas alterações se manifestam em cada paciente, algumas vezes se salientando o aspecto social e em outros o aspecto cognitivo.

O autismo se caracteriza pela grande variedade de manifestações e os diferentes niveis dessas manifestações, que se caracteriza basicamente por alterações nos padrões de relacionamento, de comunicação e de comportamento, além de que algumas pessoas com autismo apresentam a fala e a inteligencia preservadas enquanto outros apresentam graves problemas no desenvolvimento da sua linguagem. Em alguns pacientes o autismo pode se maniestar através de comportamentos restritos e com padrões rígidos, enquanto outros parecem distantes e fechados em sí mesmos.

No entanto muitos ainda conseguem manter uma vida social, dentro de suas restrições. As diversas variações da sintomologia do autismo são designadas como espectro autista, em virtude da imensa gama de possibilidades e associações de sintomas e manifestações. Alguns mitos que definem autistas como crianças que vivem exlusivamente em seu mundo, não brincam e não interagem com outras crianças não são verdadeiros, pois essas caracteristicas podem se manifestar em niveis diferentes.


Características de Autismo
- não estabelece contato com olhos
- parece surdo,mas não é (ás vezes não responde quando é chamado)
- pode começar a desenvolver a linguagem mas repentinamente isso é completamente interrompido sem retorno
- age como se não tomasse conhecimento do que acontece com os outros
- apresenta certos gestos imotivados como balançar as mãos ou balançar-se(estereotipias)
- cheira ou lambe os brinquedos
- hipersensibilidade dos alimentos (não aceita alimentos texturas diferentes)
- hipersensibilidade tátil,oral e/ou auditiva
- dificuldade expressões de sentimentos de alegria e tristeza
- alterações comportamentais com a mudança de rotina (ambientes diferentes, férias escolares e outros)
- movimentos repetitivos. Existem freqüentemente ligações a objetos estranhos, como, por exemplo, a uma tira de borracha. Estão presentes estereotipias motoras como bater palmas,movimentos peculiares das mãos, dedos e cabeça ou balanceamento de todo o corpo.
- crises de choro e grito sem motivo aparente.(alterações comportamentais)
-mania ou fixações por certos objetos(carros, trens, caminhão, dinossauros)
- fala repetitiva ou  Ecolalia
- fixações por objetos que giram( como rodas e ventilador)
- Alterações de humor, por exemplo: risadas ou choro sem motivo aparente, ausência de reações emocionais, ansiedade e tensão generalizadas.



CRITÉRIOS PARA DIAGNÓSTICO DO AUTISMO (DSM-IV)

Um total de seis (ou mais) itens de (1), (2) e (3), com pelo menos dois de (1) e um de cada de (2) e (3).

1) Comprometimento qualitativo na interação social, amplo e persistente, manifestado por pelo menos dois dos seguintes itens:
· destacada diminuição no uso de comportamentos não-verbais múltiplos,tais como contato ocular, expressão facial, postura corporal e gestos para lidar com a interação social.
· falha no desenvolvimento de relações interpessoais apropriadas à idade.
· ausência da busca espontânea em compartilhar divertimentos,interesses ou realizações com outras pessoas.
· falta de reciprocidade social ou emocional.

2) Prejuízo qualitativo na comunicação, marcante e persistente,manifestado por pelo menos um dos seguintes itens:
· atraso ou ausência total do desenvolvimento da linguagem oral, sem ocorrência de tentativas de compensação através de modos alternativos de comunicação, tais como gestos ou mímicas.
· em indivíduos com fala normal, destacada diminuição da habilidade de iniciar ou manter diálogo.
· linguagem estereotipada, repetitiva ou idiossincrática.
· ausência de jogos ou brincadeiras de imitação social variados e espontâneos de acordo com a idade.

3) Padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por pelo menos um dos seguintes itens:
· obsessão por um ou mais padrões estereotipados e restritos de interesse que seja anormal tanto em intensidade quanto em foco.
· adesão aparentemente inflexível a rotinas ou rituais específicos e não funcionais.
· maneirismos motores estereotipados e repetitivos.
· preocupação persistente com partes dos objetos.

Atraso ou funcionamento anormal em pelo menos uma das seguintes áreas,com início antes dos três anos de idade:
· interação social.
· linguagem usada na comunicação social.
· Ação simbólica ou imaginativa.

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