0

Atividades de motricidade ampla para crianças


As atividades de coordenação ampla ou geral visam harmonizar os movimentos dos grandes músculos. As habilidades a serem desenvolvidas são:
* Locomotoras
As atividades locomotoras possibilitam ao corpo se deslocar no espaço. Envolvem atividades de rolar para frente, para trás, para o lado rastejar, caminhar, correr, saltar e saltitar.
* Não - locomotoras
As atividades não - locomotoras não envolvem mudança de um ponto para outro no espaço. Exemplos: equilibrar, flexionar, estender, torcer, balançar, chacoalhar, girar e relaxar.
* Manipulativas
As atividades manipulativas envolvem o manejo ou manuseio de objetos. Exemplos: carregar, chacoalhar, balançar, levantar, empurrar, puxar, equilibrar (habilidades que envolvam contato), bater, chutar, arremessar, rebater, pegar e pendurar.
Atividades locomotoras
- Caminhar livremente sem esbarrar nos colegas;
- Caminhar sobre linhas desenhadas no chão;
- Caminhar primeiro de olhos abertos e, em seguida, de olhos fechados;
- Caminhar na ponta dos pés;
- Caminhar como um anão e como um gigante;
- Caminhar atravessando obstáculos;
- Saltar só com o pé direito, depois só com o pé esquerdo, com movimentação acelerada e lentamente. 
- Saltar obstáculos, ora pisando em todos, ora saltando um, saltando dois etc. 
- Saltar desviando de obstáculos;
- Saltar para dentro de um arco e depois para fora dele;
- Saltar no mesmo lugar, com os pés juntos: para frente, para trás, para um dos lados, para o outro;
- Saltar uma corda balançando: com os pés juntos, alternando um pé e outro;
- Correr, livremente, movimentando todo o corpo;
- Correr, acompanhando o ritmo de palmas;
- Correr, chutando um objeto;
- Correr com um colega: lado a lado, atrás dele, segurando nos ombros como um trenzinho;
- Correr, transportando um recipiente plástico cheio de água sem derrubar o líquido;

Atividades não-locomotoras
- Balançar partes do corpo, exemplos: balançar somente os braços, só uma perna, só a cabeça;
- Equilibrar-se com os braços erguidos e os olhos fechados;
- Equilibrar-se na ponta dos pés;
- Flexionar as pernas, braços e tronco;
Atividades manipulativas
- Passar uma bola, sucessivamente, por entre as pernas, primeiro sob a direita, depois sob a esquerda, por cima da cabeça e entre as pernas novamente;
- Jogar uma bola a um colega, agachando-se, aumentando e diminuindo a distância;
- Arremessar a bola a um colega, deixando-a dar dois piques no chão;
- Andar, com as pernas abertas, sobre uma corda esticada no chão;
- Passar sob uma corda, que dois colegas seguram, sem encostar-se a ela;
- Jogar com um colega, ambos parados, usando as duas mãos. Variar a atividade continuando o lançamento, ambos em movimento e usando só uma das mãos.

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

Método das Boquinhas - Renata Jardini

Loading...

Educação Especial

Loading...

Disfagia

Loading...

Fonoaudiologia Estética

Loading...

Consciência Fonológica em crianças de 3 anos pelo Método das Boquinhas

Loading...

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”