Início Contato Método das Boquinhas Portfólio Cursos Acessoria Via Skype
0

Uso da chupeta, mamadeira e a utilização do copinho



A chupeta
A chupeta exercita a sucção e ajuda acalmar o bebê, com a vantagem de futuramente ser mais fácil de ser retirada que o dedo. Para os pais, as chupetas podem ser um forte aliado nos momentos em que o bebê apresenta irritação, inquietação e choro intenso. Mas para os especialistas, as chupetaspodem ser prejudiciais se forem utilizadas de forma inadequada.
O reflexo de sucção aparece no bebê na décima oitava semana de vida uterina. É um reflexo de sobrevivência, já que o bebê precisa sugar para se alimentar. Além disso, sugar dá prazer! O bebê precisa sugar para saciar sua fome e para atender sua necessidade de sucção. Justamente aí entra a questão da chupeta!
É importante saber que, tanto a chupeta comum quanto à ortodôntica trazem sim prejuízos ao desenvolvimento da criança. Os dois modelos produzem alterações nos arcos dentais e na musculatura facial da criança. A diferença entre eles está na gravidade dos danos causados. Por isso é importante escolher um bom produto e seguir algumas sugestões.
- Prefira as chupetas de silicone, pois são menos porosas, duram mais e são mais resistentes às deformações quando esterilizadas.
- Sua forma inclinada posiciona melhor a língua e a base achatada evita um distanciamento maior dos lábios. Tudo isso proporciona um melhor desenvolvimento da cavidade oral se comparada às demaischupetas.
 -O formato côncavo é mais anatômico oferecendo um maior conforto ao seu bebê. Os furinhos são recomendados pelos especialistas, pois evitam asfixia quando engolidas pelas crianças.
 -Observe se seu filho usa a argola forçando a dentição. Neste caso, é recomendável substituir por outra chupeta sem a argolinha.
 -Observe se o tamanho da chupeta é compatível com a idade do seu filho, informação essa impressa nas embalagens.
Assim que o bebê começa a engatinhar e dar os primeiros passos, os pais devem iniciar um processo de educação e autonomia. Tire a chupeta aos poucos, permitindo seu uso somente em horários de sono do bebê.


Amamentação e Saúde
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a Amamentação Natural é a melhor maneira de proporcionar o alimento ideal para o crescimento saudável e o desenvolvimento dos bebês, com importantes implicações para a saúde da criança e da mãe.
O aleitamento materno é de longe a forma ideal de alimentar o bebê, o leite é mais facilmente digerido, promove vinculo afetivo, melhora a formação e o alinhamento dos dentes, entre outros benefícios, porém, existem muitos obstáculos que podem impedir esta forma natural de alimentação e levar os pais a alimentarem o bebê com a mamadeira, como via única ou complementação.
Portanto, quando o uso da mamadeira for inevitável, o melhor a fazer é usá-la da maneira mais adequada possível, tomando alguns cuidados, para prevenir futuros problemas ortodônticos e fonoaudiológicos.

Que cuidados são estes?
1- Posição do bebê – Quando alimentar o seu bebê com a mamadeira, coloque-o no colo o mais vertical possível, como se estivesse sendo amamentado no seio. Não ofereça a mamadeira quando ele estiver deitado, uma vez que a tuba auditiva do bebê é curta, o leite pode ir para o ouvido, podendo causar otite; as otites de repetição freqüentemente causam um prejuízo na aquisição de linguagem devido ao rebaixamento auditivo na primeira infância.  
2- Alternar lados de alimentação – Ofereça a mamadeira cada vez de um lado, para que os dois lados da face sejam estimulados, proporcionando um crescimento facial simétrico e harmonioso.
3- Uso de bico ortodôntico – Nenhum bico artificial substitui integralmente o da mulher, mas se tiver que optar, opte pelo ortodôntico, pois seu formato permite maior aproximação dos lábios e melhor elevação da língua.
4- Escolha do bico ortodôntico com tamanho adequado de furo – Existem furos adaptados a cada tipo de alimento, ou seja, diversos tamanhos de furos para diferentes consistências de alimentos. Escolha o tamanho certo de furo, para que o bebê realize adequada força muscular e movimentos corretos da língua, além de conseguir melhor coordenação entre as funções sucção – deglutição – respiração.
5- Escolha do material que o bico da mamadeira é feito – Existem dois tipos de material: o látex ( cor amarelada ) e silicone ( transparente e esbranquiçado ). O bico de látex por ser mais macio, é mais indicado para crianças com menor força de sucção e o de silicone por ser mais firme, é indicado para crianças com maior força de sucção.
  
Utilizando o Copinho
O ideal é retirar a mamadeira de forma gradativa a partir dos 12 meses de vida da criança. Para facilitar, vá apresentando o copo ao bebê quando ele tiver 6 ou 7 meses, para tomar água ou suco, por exemplo. Essa introdução pode ser feita com copinhos de treinamento com tampa.
As crianças tendem a querer imitar os adultos ou amiguinhos e irmãos mais velhos. Aproveite o interesse do seu filho, quando ele o demonstrar, para começar introduzir o copo.
 Tente despertar o interesse do seu bebê no copo comprando um de cores brilhantes ou com imagens atraentes. O copo evolutivo, com uma tampa com um bocal, pode facilitar a utilização pelo bebê, os copos à prova de derrame são ótimos para evitar sujar tudo. Escolha um copo com asas nos lados como modelo de iniciação, uma vez que será mais fácil para o seu bebê segurar. Outra opção é usar copos com canudo. Bebês podem aprender a chupar pelo canudinho bem cedo, antes de completar 1 ano.  E claro, o copo deve ser inquebrável – vai certamente cair ou ser atirado ao chão com frequência.
Logo o bebê vai perceber que deglutir com o copinho é um novo método de alimentação e então estará pronto para experimentar o copo sem tampa.
Importante saber: Algumas marcas de chupetas, mamadeiras e copinhos, como: NUK, KIKO e LILO recebem a garantia de qualidade da Associação Brasileira de Produtos Infantis e seguem as normas propostas pela Associação Mundial de Ortodontia.
Vale a pena  ficar de olho e investir! 
 A boquinha do seu bebê agradece!
 
Pollyanna Bernardino Aranda
Fonoaudióloga e Psicopedagoga
         CRFa 8767 - PR

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”