0

Reabilitação Vestibular



A queixa de vertigem, ou tontura do tipo rotatória, é muito comum, e pode ser secundária a doenças sediadas em outras partes do corpo humano. O termo “labirintite” pode representar 300 tipos de problemas com apro- ximadamente 2.000 causas clínicas.  A vertigem pode acometer todas as faixas etárias, porém estudos mostram que sua presença aumenta com a idade.

O sistema vestibular é essencial para o nosso senso de equilíbrio e movimento. Alterações neste sistema podem promover sintomas como tontura, visão borrada, dese- quilíbrio e náuseas.
O tipo e severidade dos sintomas variam bastante de acordo com cada tipo de desordem vestibular. Estes sintomas podem ser assustadores e difíceis de descrever. As pessoas que possuem tontura e/ou desequilíbrio podem relatar dificuldades de atenção, cansaço, ansiedade. Podem ter problemas de concentração, de realizar atividades rotineiras e até mesmo apresentar dificuldades para levantar da cama.

A reabilitação vestibular, consiste na realização de exercícios que podem reduzir e até mesmo eliminar os sintomas de tontura e desequilíbrio associados à uma desordem vestibular.
 































 
 
Normalmente é prescrito pelo médico medicamentos que reduzem a atividade do labirinto, reduzindo assim os sintomas. Entretanto, se estes medicamentos forem utilizados por um período prolongado, eles podem interferir no processo de adaptação vestibular, provocar sono- lência diária, reduzindo a capacidade do indivíduo de realizar suas atividades do dia-a-dia.

O uso de exercícios vestibulares possuem eficácia bem documentada na literatura mundial. Realizando regu- larmente conforme prescrição do especialista, vai havendo uma redução gradativa dos sintomas com o passar dos dias. Alguns pacientes relatam alívio imediato. A eficiência desses exercícios depende de sua indicação racional para uma desordem labiríntica conhecida.
Na vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) por exemplo, são realizadas manobras na cabeça do paciente a qual chamamos de manobras de reposição canalítica e/ou liberatórias. Já foi provado que estas manobras são mais eficazes que medicamentos ou qualquer outro tipo de exercício.



0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

Método das Boquinhas - Renata Jardini

Loading...

Educação Especial

Loading...

Disfagia

Loading...

Fonoaudiologia Estética

Loading...

Consciência Fonológica em crianças de 3 anos pelo Método das Boquinhas

Loading...

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”