Início Contato Método das Boquinhas Portfólio Cursos Acessoria Via Skype
0

Quem faz uso da voz profissional - Exercícios (Aquecimento e desaquecimento vocal)



O que é Aquecimento Vocal?

Corresponde à realização de uma série de exercícios respiratórios e vocais,
cuja finalidade é aquecer a musculatura das pregas vocais antes de uma
atividade mais intensa para evitar sobrecarga, o uso inadequado ou um
quadro de fadiga vocal ( Costa e Andrada e Silva, 1998).
Em média, o aquecimento dura de 10 a 15 minutos, podendo também ser realizado antes do início da apresentação ou espetáculo, variando de pessoa para pessoa.

Neste post. sugiro alguns exercícios para AQUECIMENTO e DESAQUECIMENTO VOCAL:

Exercícios Respiratórios:

1. Faça uma inspiração profunda, elevando os braços para o alto, e solte rápido, soltando todo o corpo para frente. (Repita o exercício 10 vezes)

2.Faça uma inspiração profunda e solte o ar, realizando os sons /si/.../fu/.../xi/../pá/..., fazendo movimentos alternados com o diafragma. (Repita o exercício 10 vezes)

Exercícios para Relaxamento da Musculatura - Região Cervical

1. Lateralize a cabeça para os lados, como se estivesse colocando a orelha no ombro (não faça esse movimento propriamente dito). Logo após para frente e para trás. Lembrando que no movimento para trás, o ideal é que se abra a boca.

2. Faça exercícios de rotação com a cabeça.

3. Faça movimentos de rotaqção com os ombros para trás e para frente.

4. Alongamento do músculo masséter: Com os polegares perto das orelhas, a medida que for abrindo a boca, deslise os dedos até uní-los ao queixo.  
Exercícios Vocais:

Para o Aquecimento, todos os exercícios devem ser realizados em direção aos agudos.

  1. Sons nasais /m/ e /n/ associados a movimentos de língua e mastigação. Ex: Faça Hummmm... mastigando-o.
  1. Sons Vibrantes: Vibração de língua ou lábios de preferência em escala ascendente (em direção aos agudos).
  1. Em escala cante plá-plé-plí-pló-plú... Logo após cante: pra-pré-prí-pró-prú.

OBS: Para que tais exercícios sejam mais fáceis de serem executados, o ideal é que tenha um teclado ou piano para que a escala fique correta.

 
 Ao final de cada apresentação deve-se realizar o DESAQUECIMENTO VOCAL, sendo este muito importante para a saúde e longevidade da voz.
O desaquecimento vocal, segundo BAXTER (1990), consiste no retorno à voz falada normal.

Desaquecimento:

1. Relaxamento facial pela técnica do bocejo: Abra a boca, como se estivesse com sono e suspire.

2. Rotação de cabeça com som gutural.

3. Sons nasais e/ou vibrantesem escala descendente.


 O aquecimento e desaquecimento vocal são importantíssimos, portanto, você que utiliza a voz como instrumento de trabalho, não se esqueça de realizar tais exercícios para que seu desempenho vocal seja sempre melhor do que almeja.
Cuide de sua voz! Voz é Vida! 

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”