0

O papel do cavalo na recuperação do paciente

Como praticamente tudo em nosso dia-a-dia necessita de ritmo (a fala, a mastigação,deglutição , a sucção ,respiração, etc.), o fonoaudiólogo "aproveita-se" do andar ritmado do cavalo para trabalhar as funções que encontram-se alteradasdentro do ambiente equoteráptico. Utilizá-se também, do estímulo que o cavalo e o ambiente proporcionam ao paciente (ou praticante) trabalhando a linguagem e os aspectos cognitivos e a comunicação do paciente.


Geralmente, este profissional trabalha com indivíduos que apresentam os seguintes quadros fonoaudiológicos:

•Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor;
•Atraso de Linguagem;
•Retardo de Aquisição de Linguagem;
• Disfagia;
•Alterações musculares, estruturais e funcionais dos órgãos fonoarticulatórios (língua, lábios, bochechas...); Casos relacionados a encaminhamentos ortodônticos e otorrinolaringológicos.Ou seja; alterações nas funções neurovegetativas (Sucção, mastigação, respiração, deglutição...);
•Deficiências auditivas e desenvolvimento das Funções Auditivas.
• Disartria;
•Apraxias em OFAS
•Afasia/Distúrbio Fonológico;
•Distúrbio Articulatório/Distúrbio Fonético/Troca de sons na fala, etc.
Porém, seu trabalho não engloba apenas estes aspectos pois este profissional deve ter a visão globalizada do indivíduo, isto é, o indivíduo considerado como um ser maior, entendido em todas as suas dimensões e não como uma simples "boca". E à partir daí, efetuar planejamentos multiprofissionais dentro da equipe, sempre em prol do paciente.

Venha e conheça sobre do trabalho da equoterapia: Procure o centro mais próximo de sua casa!!

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

Método das Boquinhas - Renata Jardini

Loading...

Educação Especial

Loading...

Disfagia

Loading...

Fonoaudiologia Estética

Loading...

Consciência Fonológica em crianças de 3 anos pelo Método das Boquinhas

Loading...

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”