0

Dislexia: A dificuldade de transformar a letra em som


No Brasil as estatísticas mostram que aproximadamente 15 milhões de pessoas apresentam algum tipo de necessidade especial. Desse total, no mínimo 90% das crianças em educação básica lidam com algum tipo de dificuldade de aprendizagem referente à linguagem, entre elas a dislexia é que vem apresentando maior índice.

A dislexia é uma série de alterações neurológicas que fazem com que a criança apresente dificuldade na leitura e na escrita. Uma pessoa que não tem dislexia, o cérebro reage da seguinte forma (observe a figura abaixo): Na hora em que a criança está lendo, uma área no lado esquerdo é acionada (cor amarela), na qual se dá a identificação das letras. Outra parte (cor laranja) faz o cérebro entender o significado da palavra e por fim, uma terceira área (cor vermelha) mais na frente processa toda essa informação. Já uma pessoa com dislexia as áreas atrás e do meio (cor amarela e laranja) são menos ativadas do que o normal, então para compensar isso nos disléxicos, à parte da frente (vermelha) é forçada a trabalhar mais e até o lado direito é acionado durante o ato da leitura.

Fonte: http://www.top30.com.br/news/dislexia

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

Método das Boquinhas - Renata Jardini

Loading...

Educação Especial

Loading...

Disfagia

Loading...

Fonoaudiologia Estética

Loading...

Gagueira

Loading...

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”