Início Contato Método das Boquinhas Portfólio Cursos Acessoria Via Skype
0

Disfagia: Dúvidas frequentes


O que é disfagia?
É um conjunto de sintomas e características que afetam a qualidade de *deglutição (*a forma de engolir). A coordenação da deglutição envolve a participação de nervos e músculos da boca, face,garganta (laringe , faringe) até o estomago.

O que é pneumonia aspirativa?
Quando o alimento que entra pela boca, ao ser deglutidoengolido; entra na via aérea (via respiratória).
Ou quando o alimento que vem do estomago por meio do refluxo e vômito é aspirado no pulmão. Ambos podem ocasionar pneumonia aspirativa e levar o paciente à óbito.

Quais as causas mais comuns da disfagia?
Cãncer, acidentes automobilísticos, derrame (acidente vascular cerebral), doenças neurológicas infantis e do adulto, doenças gástricas do recém-nascido, criança ou adulto e até mesmo a retirada de estruturas responsáveis pela deglutição.

Existe apenas um tipo de disfagia?
Não, existem mais tipos. De acordo com a classificação geral, podemos ter:
Disfagia preparatória oral: dificuldade de obter o alimento, mastigá-lo, misturá-lo com saliva e formar o bolo alimentar.
Disfagia oral: dificuldade em controlar o bolo e transportar para região posterior da boca.
Disfagia faríngea: dificuldade na deglutição quando o alimento está na região posterior da boca e região superior da faringe (garganta). Dificuldade em fechar a aérea (respiração) à deglutição.
Disfagia esofágica: é caracterizada por dificuldade da deglutição quando o alimento já entrou no esôfago.

Como é tratado a disfagia?
Dependendo do grau de compremetimento se fará as escolhas de tratamento. Os seguintes profissionais estão envolvidos no tratamento: fonoaudiólogo, neurologista, pediatra, otorrinolaringologista, gastroenterologista, pneumologista, cirurgião de cabeça e pescoço, oncologista, radioterapeuta, dentista, , nutricionista, enfermeiro, psicólogo; entre outros. OPneumologista, gastro e fono; geralmente participam de todo o processo terapêutico.

Como a Fonoaudiologia trata a disfagia?
Realizando o Gerenciamento dos distúrbios da deglutição e da alimentação via oral por meio de exercícios terapêuticos, manobras facilitadoras e protetoras das vias respiratórias.
Também pode participar na realização dos exames complementares dos transtornos da deglutição (videofluoroscopia – exame dinâmico de imagem e nasofibroscopia de deglutição).

O que é alimentação terapêutica?
Quando a disfagia é severa e faz utiização de sondas, o paciente poderá deglutir em situações controladas, geralmente pela fonoaudióloga ou enfermeira treinada pela fonoaudióloga. A alimentação oral será ministrada em quantidade e consistência específica de acordo com a habilidade do paciente. A necessidade nutricional será suprida através da alimentação alternativa (sondas enterais ou gástricas). A medida que o paciente melhora, os membros da família e/ou cuidadores auxiliam nos treinos.

Se você se identificou com essas dúvidas e possui um conhecido nesta situação; mande suas dúvidas pelo site ou marque uma consulta!

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”