Início Contato Método das Boquinhas Portfólio Cursos Acessoria Via Skype
0

Colocar aparelho nos dentes e fazer fono? Será?


A Fonoaudiologia e a odontologia, são ciências que se completam, são grandes parceiras e devem caminhar juntas.

As alterações dentárias e ósseas podem interferir positivamente ou negativamente nas funções de mastigar, deglutir, falar e respirar. Assim como estas mesmas funções, quando não estão sendo realizadas de maneira adequada, podem causar ou contribuir para o surgimento de alterações dentárias.

A Fonoaudiologia tem como um de seus objetivos o restabelecimento destas funções visando o equilíbrio miofuncional e o dentista/ortodontista, reabilitar a parte óssea. Sendo assim, torna-se quase impossível separar essas duas áreas do saber.Ambas tem como objetivo principal o resultado que pode ser resumido num sistema estomatognático equilibrado, estável e uma face mais harmoniosa do ponto de vista estético.

Sendo assim, devemos sempre levar em consideração a tão discutida relação forma x função. Prioridade é a Ortodontia, quando a forma está interferindo na função. Prioridade é o tratamento fonoaudiológico, quando as funções estão interferindo na forma.

A Odontologia e a Fonoaudiologia trabalham em conjunto, quando as alterações das funções orofaciais estão, de alguma forma, interferindo no posicionamento dos dentes ou também para a retirada de hábitos bucais parafuncionais.

Sendo assim, a integração entre odontologia e fonoaudiologia tem como objetivo normalizar o equilíbrio estomatognático, garantindo o sucesso do tratamento ortodôntico.

COMO GARANTIR O SUCESSO DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO?

Como já falei acima, a integração entre odontologia e fonoaudiologia tem como objetivo normalizar o equilíbrio estomatognático, garantindo o sucesso do tratamento ortodôntico.

Quando tentamos corrigir a arcada dentária com aparelhos móveis ou fixos, seja por estética, funcionalidade ou ambos, não podemos esquecer de toda a musculatura envolvente e de todas as funções que a cavidade bucal realiza.

A fonoaudiologia avaliará como as partes moles (músculos) e funções de mastigação, deglutição, fala e respiração estão interferindo no trablaho do ortodontista;contribuindo consideravelmente para o sucesso do tratamento. Após avaliação, caso seja necessário intervenção, será traçado um planejamento individual e tratamento fonoaudiológico para a correção das alterações e adaptção a um novo padrão de vida do paciente.

O trabalho concomitante entre a fonoaudiologia e a ortodontia é necessário para que os músculos faciais se adaptem a nova situação dentária e não interfiram na movimentação dos dentes.

Sem essa integração fono-ortodontia, o tratamento poderá não só ficar lento, como o problema reincidir após a retirada do aparelho. Com isto, o trabalho da fonoaudiologia contribiorá para garantir ao seu paciente com alterações dentárias, uma cavidade bucal com movimentação equilibrada dos músculos, associada a uma arcada dentária com oclusão satisfatória, garantindo o sucesso do tratamento.
Nesta imagem, podemos observar o posicionamento da língua de forma errada, ou seja, no soalho da boca, desta forma a língua sendo um músculo bastante forte irá na deglutição, e também quando em repouso como está, apinhar o dentes deixando eles tortos e com o aspecto anterior antes do aparelho ortodôntico. A recidiva no tratamento é comum em 90% dos casos, caso o paciente não procure um tratamento fonoaudiológico.

Sendo assim, antes de reclamar que seu" tratamento ortodôntico está lento" ou que "você faz uso de aparelho há 10 anos e nunca termina" ; procure fazer uma avaliação fonoaudiológica e ortodontiva detalhada.

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”