Início Contato Método das Boquinhas Portfólio Cursos Acessoria Via Skype
0

Check List de Dislexia em adultos (Ian Smythe, adaptado por Jardini, 2003)

Check List de dislexia em adultos


Você responderia sim para:

1. Quando escrevendo você evita usar uma palavra porque não consegue saber sua ortografia?
2. Tem dificuldade para preencher formulários, gabaritos?
3. Tem dificuldade para ler livros?
4. Tem dificuldade em falar línguas estrangeiras, pronunciar palavras estrangeiras?
5. Tem dificuldade para entender línguas estrangeiras?
6. Tem problemas para soletrar o alfabeto?
7. Tem problemas para soletrar palavras sem erros?
8. É difícil entender jogos de palavras, trocadilhos, piadas?
9. Tem problemas com várias instruções ao mesmo tempo?
10. Confunde-se com recados telefônicos?
11. Perde números ao repeti-los?
12. Pronuncia errado palavras longas, na fala ou na leitura?
13. Esquece o nome das pessoas quando acaba de ser apresentado?
14. Perde a linha ao ler, tendo que usar os dedos ou a régua como apoio?
15. Comete erros na cópia?
16. Na escola, prefere instruções verbais, por desenho e diagramas, do que orais?
17. Pulando uma palavra na leitura, fica com a visão perturbada?
18. Sua velocidade de leitura é lenta?
19. Comete erros quando pensa rápido e fala rápido?
20. Tem dificuldade ao realizar tarefas que envolvam destreza manual?
21. É desajeitado?
22. Confunde ao escrever palavras de significado semelhante, como estante e armário?
23. Confunde palavras semelhantes na escrita, como mamadeira, madeira?
24. Acha difícil usar palavras na conversação, achar a palavra certa?
25. Troca ao falar palavras como mesa e cadeira, palavras de conteúdo semântico semelhante?
26. Quando lê troca palavras que possuem alguma semelhança, como obter por conseguir, médico por enfermeira?
27. Organiza seus pensamentos no papel de forma ruim?
28. Tem a caligrafia ruim?
29. É o último a ser convocado no time esportivo?
30. Tem dificuldade com as orientações direita/esquerda?
31. Tem dificuldade com leitura de mapas?
32. Ao organizar-se enfrenta problemas, sendo bagunceiro?
33. Perde chaves freqüentemente?
34. Esquece datas, horários e compromissos com freqüência?
35. Tem dificuldade em realizar cálculos sem ajuda dos dedos?
36. Tem idéias de soluções raras para os problemas, idéias criativas e inovadoras?
37. Tem dificuldade para memorizar tabuadas?
38. Quando lê em voz alta, acha mais difícil de compreender?

Resultados do Chek List

Observamos em nossa prática diária que os indivíduos ditos "normais" não respondem afirmativamente às questões anteriores, ou uma minoria delas, normalmente menos do que 9 questões. Quanto mais questões forem assinaladas, maior é a chance do indivíduo apresentar a dislexia. Temos observado que entre 10 e 15 respostas afirmativas, o grau da patologia pode apresentar-se leve, podendo ter passado desapercebido pelos pais e professores, mas que certamente causou ou ainda causa algum desconforto ao indivíduo. Respostas entre 15 e 25 questões assinaladas podem mostrar um grau moderado de dislexia, onde o indivíduo ressente-se de seu desempenho lexical e tenha talvez recebido atendimento, não necessariamente em área específica da leitura e escrita, como por exemplo, terapia psicológica. Acima de 25 respostas afirmativas teremos fortes indícios da presença da dislexia e os portadores certamente tiveram ou têm grandes dificuldades com a língua portuguesa e a vida escolar, evitando leituras, principalmente em público. Muitos relatam discriminações, inadequações, rejeição e fortes sentimentos de incapacidade, escolhendo profissões aquém de seu real valor. Certamente encontraram soluções para seus problemas ou ainda beneficiar-se-ão com o tratamento reabilitativo, voltado para suas queixas atuais.

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”