Início Contato Método das Boquinhas Portfólio Cursos Acessoria Via Skype
1

Aprendendo a ler e escrever - Linguagem e leitura semântica

Conhecendo o Vocabulário
Aprender a ler e escrever será uma tarefa que irá consumir muita energia dos alunos que iniciam o primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Mas ensiná-los a realizar essa façanha de uma maneira gostosa e mais fácil deve ser o desafio da professora e dos materiais didáticos.

A psicolingüística tem mostrado que uma das estratégias empregadas pelo aluno para iniciar o processo de leitura é associar uma ou mais letras que ele reconheça em uma palavra ao seu significado. É uma estratégia de mapeamento de uma imagem visual de letras, reconhecida em circuitos visuais do seu cérebro, em outras células de memória semântica que representam características que definem o significado da palavra a ser lida. É a chamada leitura semântica.

A leitura semântica
A leitura da palavra ONÇA (Figura 1), por exemplo, pode ser realizada pelo reconhecimento visual das letras O e N, que serão associadas à memória semântica que descreve a onça como um animal selvagem e carnívoro, com pintas, etc. Quando ouvimos a palavra ONÇA, imaginamos mentalmente sua propriedades, recriando sua imagem visual, o som de seu rugido, etc. Quando a criança reconhece as letras O e N, pode desencadear o mesmo processo de imaginação sobre o animal. Através dessa lembrança, também relembrará a fonação da palavra onça. Por isso, apesar de utilizar apenas as letras O e N, fonará a palavra inteira onça.




Introduzindo as palavras a serem trabalhadas

É muito importante trabalhar com listas de palavras de uma mesma categoria, para facilitar a associação entre letras e semântica de uma maneira mais produtiva. Uma das melhores maneiras é utilizar uma história sobre um tema bem definido e de interesse dos alunos, por exemplo, O Parque Nacional da Amazônia (Figura 2). Um tema envolvendo animais diferentes torna interessante e prático o trabalho inicial do aprender a ler e escrever um conjunto de nomes e um conjunto de verbos relacionados com um mesmo assunto.
Figura 2: Introduzindo um tema de suporte a uma lista de palavras



Explorando o significado das palavras

Devemos começar o trabalho com atividades que explorem a semântica dos nomes dos animais, focando sua alimentação, habitat e classificação (Figura 3). Assim, as áreas cerebrais responsáveis pela leitura ativarão as áreas responsáveis pela semântica e o aluno saberá o significado do que está lendo ou escrevendo. As atividades devem ser bastante ilustradas tanto para facilitar as associações semânticas sem a necessidade do aluno ter que ler todas as palavras usadas, quanto para induzir o aprendizado dessas palavras que ainda não consegue ler.

Figura 3 : Trabalhando o significado das palavras

1 comentários:

Níblia Soares disse...

Adorei! Vou compartilhar! Beijos.

Postar um comentário

Vem comigo!

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”