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Tipos de Memória


Acredita-se existirem tantas memórias quantas forem as experiências
acumuladas e, com isso, a capacidade de armazenamento de
informações seria imensa. Aqui vamos falar apenas da capacidade geral
do homem de captar, armazenar e se lembrar de informações. Por isso,
grosso modo, a memória pode ser classificada da seguinte maneira:

1. PELA SUA DURAÇÃO

Memória de curto prazo

Sobrevive o tempo necessário para a informação ser utilizada. Exemplo:
qualquer conteúdo que é decorado para uma prova permanece no
cérebro até o aluno entregar o documento ao professor. Se ele tiver boa
nota, talvez nunca mais se lembre do que estudou. Não forma arquivos.
Só vira memória de longo prazo se encontrar vínculo com outra
informação já armazenada ou pela repetição.
Memória de longo prazo
Fica mais tempo no cérebro e é aquela que todo professor gostaria de
fomentar em seus alunos. Quando dura anos, vira memória remota.
Uma informação permanece no cérebro porque, quando foi apreendida,
seus estímulos geraram novas sinapses, desencadearam síntese de
proteínas, ativaram genes e provocaram a sua consolidação como conhecimento apreendido.

2. PELO SEU CONTEÚDO

Memória declarativa
A episódica ou autobiográfica guarda os fatos vividos pelo indivíduo,
como oprimeiro encontro com a pessoa amada ou uma aula especial,
em que algo inusitado tenha acontecido (um teatrinho, show ou uma
situação que despertou algum tipo de emoção no aluno).
A semântica — a mais importante durante o aprendizado — arquiva os
conhecimentos gerais, como o significado de palavras e conceitos.
Memória de procedimentos
É composta pelas habilidades motoras ou sensoriais. Como andar de
bicicleta ou a maneira de proceder diante de determinadas experiências
realizadas na escola.
Muitas vezes, pela observação e pelo treinamento, esses conhecimentos
são arquivados de maneira implícita, sem que haja consciência do
aprendizado.

A memória de trabalho ou ativa

Não se encaixa em nenhuma das categorias anteriores. É assim
chamada por analogia com a memória dos computadores. Iván
Izquierdo define-a como "gerenciadora da realidade": ela conecta as
informações da memória de curto prazo com as já arquivadas para
comparar, analisar, decidir ou não abrir um novo arquivo. Ele dá o
exemplo: conservamos na consciência algumas palavras utilizadas no
início desta frase somente para compreender o significado da sentença.
Depois esquecemos o termo exato, mas conservamos na memória a
idéia principal. É também aquela que o aluno usa ao receber suas
instruções antes de realizar uma atividade, ao recordar as orientações
no momento da execução. Essa memória usa as capacidades do córtex
pré-frontal do cérebro, lugar das chamadas funções cerebrais
superiores, como a tomada de decisão, a análise crítica, o julgamento.

Fonte: www.psicopedagogavaleria.com.br

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