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Discalculia



Para muitas crianças, aprender matemática é um sofrimento. Muitos não entendem o que aqueles números estão fazendo ao lado daqueles sinais gráficos e o entendimento se torna muito difícil.
Para algumas pessoas, essa dificuldade pode parecer preguiça ou desinteresse, mas não é bem assim. As crianças com dificuldade em aprender matemática apresentam um distúrbio que pode ter origem em outras dificuldades, como:
- aluno com dificuldade de memória auditiva: pode apresentar dificuldade de memorizar os números quando ditos oralmente;
- aluno com dificuldade em entender situações-problema: sabe fazer a conta, mas não consegue interpretar o problema;
- aluno com dificuldade na percepção visual: troca os números, por exemplo: 6 por 9, 3 por 8 e 2 por 5;
- alunos com disgrafia: que apresentam dificuldade em escrever letras e números.

A discalculia não é um transtorno causado por deficiência intelectual, déficits visuais, auditivos ou má escolarização.
Os alunos com discalculia apresentam, na maioria das vezes:
- dificuldade em visualizar conjuntos de objetos dentros de um conjunto maior;
- dificuldade em conservar a quantidade, ou seja, não entende que quatro moedas de 25 centavos têm o mesmo valor de um real;
- dificuldade em assimilar antecessor e sucessor;
- dificuldade em classificar números;
- dificuldade em compreender os sinais das quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação, divisão);
- dificuldade em montar operações.

Diagnóstico e Tratamento

A identificação precoce de um possível ou suposto quadro de dislexia no ambiente escolar, sensibiliza os profissionais da educação ao exercício de um novo olhar: "olhar" mais cuidadoso, criterioso, investigativo e com mais participação na vida escolar dessa criança.

O diagnóstico que envolve a exclusão de outras condições e dificuldade por parte da criança, deve voltar-se para uma serie de sinais e sintomas muito peculiares, que podem sugerir a suspeita e levar a busca de profissionais especializados para tal diagnóstico.

Neste contexto, é difícil estabelecer critérios precoces para esta identificação, pois acompanhar o desempenho evolutivo de uma criança é um dos marcadores para inferir inadequações neste desenvolvimento. Sabemos que podem surgir atrasos no desenvolvimento motor e linguístico, inadequações nas fases desse desenvolvimento e superação delas em ambiente familiar estimulador ou não, além de outros fatores que possam implicar direta ou indiretamente no desempenho formal do aprendizado de leitura e escrita.

Estabelecer estratégias e metas novas e eficazes para que crianças desenvolvam o mais correto possível suas habilidades sensoriais e motoras para atingir o contexto formal escolar, sem grandes atribulações é fundamental já que, qualquer aprendizado pedagógico passa pela aprendizagem informal, aprendizado esse que depende do ambiente, da família, da sociedade e das particularidades individuais de cada ser.

Aprender é algo único, e neste aspecto devemos valorizar as pequenas e altas habilidades, pois deste modo, precocemente perceberemos aqueles com mais habilidades para raciocínio, cálculo, e aqueles com habilidades mais linguísticas e assim, facilitamos sua integração no contexto pedagógico formal.
Procure um Fonoaudiólogo o quanto antes e faça uma avaliação, assim você poderá tirar suas dúvidas e ser orientado quanto ao desenvolvimento escolar do seu filho ou do seu aluno. Nesse caso a Psicopedagogia é uma grande aliada no tratamento dos problemas de aprendizagem. Um Fonoaudiólogo especialista em Psicopedagogia acrescentaria ainda mais nesse tipo de intervenção.

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