Início Contato Método das Boquinhas Portfólio Cursos Acessoria Via Skype
0

Como Desenvolver a Consciência Fonológica Através da Leitura em Voz Alta


No contexto de formação leitora, na escola, especialmente o desenvolvimento da capacidade de o aluno ler um texto em voz alta, os pedagogos, com seus métodos de leitura e os psicopedagogos, com suas pautas ou roteiros de observação das dislexias e intervenção nas dificuldades de leitura, de modo geral, devem levar em consideração, para sua ação profissional, a ciência dos sons da fala, isto é, a Fonética e a Fonologia.
A primeira concepção é a da consciência fonológica que consiste na habilidade do leitor iniciante refletir sobre e manipular os sons da fala, de forma consciente.
A segunda concepção refere-se ao conceito fundamental de fonema, entendido como uma unidade sonora abstrata, contrastiva em uma língua dada. Assim, dois sons são fonemas separados de uma língua quando a diferença fonética entre ambos causa uma diferença de significado. Em português, o contraste /f/ e /v/, por exemplo, distingue o significado das palavras e .
A observação sobre a natureza distintiva das consoantes vale também para os vogais. Vejamos, por exemplo, as vogais posteriores /ó/-/ô/, como nas palavras e que têm as mesmas letras, mas significados diferentes, exatamente porque os dois fonemas são distintivos, ou seja, /ó/ tem timbre aberto e /ô/ tem timbre fechado.
A terceira e última concepção é o amparo científico, isto é, não há como atuar nessa área de formação ou reeducação leitora sem levar em conta as postulações da disciplina da Fonologia, ramo da Lingüística, entendida como estudo dos padrões de sons que são lingüisticamente significativos, ou seja, fazem parte da organização mental dos sons da fala.
Os aportes lingüísticos e suas aplicações às atividades de leitura inicial, especialmente na fase de decodificação leitora ou soletração, exigem dos docentes ou terapeutas de leitura conhecimentos metalingüísticos, em particular os de natureza fonético-fonológia.
Eis a seguir uma tarefa de consciência fonológica por apagamento de fonema (segmentação) que pode ser aplicada através de uma dinâmica da fala.
1. Sou /P/ , a oclusiva bilabial surda de sua /PATA/ Sou uma / ...ATA / sem sua oclusiva bilabial.
2. Sou /B/ a oclusiva bilabial sonora de sua /BATA/ Sou uma / ...ATA / sem sua oclusiva bilabial
3. Sou /F/, a fricativa labiodental surda de sua /FACA/ Sou uma /..ACA/ sem sua fricativa labiodental
4. Sou /V/, a fricativa labiodental sonora de sua /VALA/ Sou uma /..ala/ sem sua fricativa labiodental
5. Sou /T/, a oclusiva linguodental surda de sua /TOCA/ Sou uma /..OCA/ sem sua oclusiva linguodental.
6. Sou / D/, a oclusiva linguodental sonora de sua /DATA/ Sou uma /..ATA/ sem sua oclusiva linguodental.

0 comentários:

Postar um comentário

Vem comigo!

A Divulgação da Fonoaudiologia!

AVISO

Este Blog é uma central de compartilhamento de informações, notícias, trabalhos científicos e arquivos. Sendo seu objetivo principal a interação entre fonoaudiólogos ou estudantes de fonoaudiologia e áreas correlacionadas, sendo assim sua participação é sempre de extrema importância. Além das informações e orientações sobre Fonoaudiologia e áreas correlacionadas, estarão disponíveis materiais terapêuticos, sendo que as autorias sempre serão respeitadas. O fornecimento dos Download visa suprir a dificuldade de acesso e aquisição de materiais em nossas áreas de atuação, porem jamais fazendo apologia a pirataria. Assim deixo um pedido: Caso possam adquirir as obras nas livrarias, compre-as, contribuindo assim com os autores e com o movimento da máquina científica. As publicações de minha autoria que estão sendo disponibilizadas podem ser utilizadas de forma livre pelos visitantes, peço apenas que divulguem a fonte e autoria do material.
“As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento ao Odontopediatra, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Ortodontia,Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria e outros especialistas”